Sif Top Dicas 6 dicas para ter uma noite de sono mais saudável

6 dicas para ter uma noite de sono mais saudável


boa noite de sono

Prática de exercícios e alimentação podem influenciar na qualidade do sono.

O sono é um dos momentos mais importantes da rotina das pessoas. Ele é fundamental para a manutenção da saúde, uma vez que restaura as energias gastas e prepara o indivíduo para o dia seguinte.

Assim, é importante que a pessoa preze por uma boa qualidade de sono. Isso não significa apenas ter uma cama confortável, na qual  você possa descansar tranquilamente. Outros hábitos também influenciam a qualidade das horas em repouso. Conheça alguns deles abaixo e veja como você pode tornar o seu sono ainda melhor.

Respeite o horário de dormir

A grande recomendação dos especialistas é que as pessoas durmam pelo menos oito horas diariamente. Esse é o tempo necessário para o corpo recuperar as energias do dia e descansar a mente, restaurando tanto o lado físico quanto mental.

Para conseguir atender a essa média, é fundamental que você crie o hábito de separar esse tempo para dormir, incluindo fins de semana e feriados. Uma boa prática para reforçar isso é colocar um alarme que o lembre de ir dormir. Para levantar na manhã seguinte e não ficar mais tempo que necessário na cama, a dica é colocar o despertador a uma certa distância.

Não mexa em eletrônicos

Outra recomendação dita constantemente pelos especialistas é que a pessoa não manuseie eletrônicos como computadores, televisão e celular logo antes de dormir. O ideal é que os deixemos de lado cerca de 30 minutos antes do horário de repouso.

Essa recomendação ocorre porque esses aparelhos exercitam o cérebro e deixam as pessoas mais agitadas, o que pode atrapalhar o sono. Caso isso aconteça, é comum que elas fiquem nervosas por não conseguirem dormir, o que as deixam mais irritadas e dificultam o processo de adormecer.

Leia antes de dormir

Associado a dica anterior, você pode trocar o uso de aparelhos eletrônicos por uma boa leitura. O recomendado é que a pessoa só vá dormir quando estiver com sono. Antes disso, ela pode se recostar na cama ou no sofá para ler um livro, com uma luz mais fraca.

A recomendação é que a leitura seja de algo que proporcione tranquilidade para a pessoa. Portanto, deve-se evitar ler obras que causem tensão e estresse, deixando o indivíduo em estado de alerta antes de dormir.

Pratique exercícios regularmente

Os cuidados com o sono não se restringem ao ato de dormir simplesmente. Para ter uma noite, uma das instruções é que a pessoa pratique exercícios com regularidade. Uma atividade física diária de, ao menos, 30 minutos pode ser o suficiente para conseguir isso.

Com a prática de exercícios, o corpo gasta mais energia e aumenta a necessidade de descanso. As atividades podem ser tanto praticadas em academia quanto ao ar livre, como caminhada ou andar de bicicleta. Preferencialmente, procure realizá-las antes das 21h.

Troque o café pelo chá na parte da noite

Assim como refrigerantes e alguns tipos de chá, como o preto e verde, o café é uma bebida estimulante, que desperta o corpo e o deixa acesso. O consumo desse líquido, feito cerca de seis horas antes de dormir, pode ser um obstáculo para que a pessoa pegue no sono mais facilmente.

Portanto, a recomendação é que você opte por bebidas que favoreçam o sono, como leite, vinho tinto ou chás calmantes, como cidreira, camomila ou lavanda.

Alimente-se mais cedo

Não é apenas o consumo de certas bebidas que pode influenciar a qualidade do sono. Ir dormir logo após o jantar também pode ser um problema, uma vez que se deitar atrapalha o processo de digestão do organismo. Assim, o ideal é que a pessoa se alimente cerca de três horas antes de ir dormir.

Outra recomendação é que, à noite, a pessoa procure comer alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos. Refeições com alimentos mais pesados, de difícil absorção, podem causar refluxo, uma vez que fazem o fluxo sanguíneo aumentar enquanto o resto do corpo está mais relaxado.

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