Sif Top Dicas Qual a melhor taxa de juros para financiar imóvel?

Qual a melhor taxa de juros para financiar imóvel?



Taxa média de juros está na casa dos 7% ao ano

Os últimos meses têm sido um excelente período para o financiamento imobiliário. De acordo com a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), o financiamento imobiliário cresceu 57,5% em 2020 na comparação com o ano anterior. 

E quem está em busca da casa própria precisa ficar atento aos juros para conseguir a melhor taxa do mercado. Com a Selic em 2% ao ano, menor nível da série histórica, as taxas de juros dos financiamentos caíram consideravelmente ao longo de 2020.

Juros baixos favorecem financiamentos em melhores condições 

Com o cenário de juros baixos, não é mais aceitável pagar na casa dos dois dígitos do crédito imobiliário. O tempo em que as taxas ultrapassavam 10% ao ano passou. De acordo com o levantamento do Melhor Taxa, a taxa média de financiamento era de 6,96% em novembro de 2020 e tem ficado abaixo de 7% há algum tempo. 

É importante ficar de olho porque taxas mais elevadas não estão no patamar do mercado. Se você está buscando juros mais baratos para aliviar o valor das parcelas, procure por opções que se encaixem dentro da média atual para não sair perdendo. 

Quais são as taxas mínimas de juros do financiamento imobiliário no Brasil? 

Bancos privados e públicos brigam pelo título de instituição financeira com as taxas de juros mais baratas para financiamentos. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a taxa mínima é de 6,95% mais a TR (taxa referencial). 

O Santander baixou recentemente sua taxa mínima para 6,99%, se adequando à média de juros atual do financiamento imobiliário. Porém, entre os bancos privados, o que mais surpreende é o Itaú. 

O banco lançou, em setembro de 2020, uma linha de crédito para financiamento indexada à poupança. Para pessoas físicas, a opção oferece uma taxa fixa de 3,99% mais uma variável que está atrelada ao rendimento da poupança, o que coloca os juros da operação em 5,39%. 

Segundo o Itaú, a nova modalidade de crédito imobiliário possibilita que as parcelas do financiamento tenham uma diminuição de 20%, em média, na comparação com linhas de crédito convencionais. 

Nos contratos atrelados à TR, o Itaú também reduziu sua taxa mínima para 6,9% ao ano e aumentou o valor financiável do imóvel para até 90%, buscando oferecer opções mais vantajosas para seus clientes. 

Confira as taxas mínimas do financiamento imobiliário nos principais bancos do país:

  • Caixa Econômica: 6,95% ao ano + TR;
  • Itaú: 6,9% ao ano + TR;
  • Bradesco: 7,3% ao ano + TR;
  • Banco do Brasil: Entre 7,99% e 8,45% ao ano + TR, dependendo do prazo do financiamento;
  • Santander: 6,99% ao ano + TR.

Segundo Rafael Sasso, cofundador do Melhor Taxa, em entrevista ao Valor Investe, as taxas mínimas estão cada vez mais próximas das aplicadas na hora de fechar o negócio e isso é bastante positivo para o aquecimento desse mercado. 

Como descobrir as melhores taxas de juros de crédito imobiliário para o meu perfil no mercado? 

Apesar das taxas mínimas serem referências, para achar as linhas de crédito com menor taxa de juros é preciso utilizar um simulador de financiamento imobiliário. Cada pessoa tem seu perfil e as taxas podem variar de banco para banco, então é importantíssimo fazer uma boa pesquisa antes. 

Um dos melhores simuladores do mercado é o do portal Melhor Taxa. Por lá, é possível fazer uma simulação a partir do preenchimento de um formulário com dados pessoais, localização e valor do imóvel desejado. 

A partir desses dados, a plataforma gera algumas propostas de financiamento para o seu perfil e você pode solicitar para receber mais detalhes sobre a proposta que mais lhe agradar. 

Obviamente, além das taxas de juros é preciso prestar atenção em outros fatores que podem encarecer o financiamento. Então, dê uma boa olhada no CET (Custo Efetivo Total) do negócio, descubra quais são as outras taxas cobradas pelo banco, antes de escolher a melhor opção de financiamento. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top