Sif Top Dicas Como personalizar a cozinha

Como personalizar a cozinha



Confira algumas dicas para criar um ambiente funcional e muito bonito.

A cozinha é um espaço muito importante da sua casa, pois é nela que você fará o preparo das suas refeições. Há quem quase não preste atenção ao ambiente, mas você pode torná-lo ainda mais confortável, mesmo sem a intenção de testar suas habilidades culinárias.

O local fica mais bonito com um set de facas, um escorredor de louças personalizado e um espaço exclusivo para cada item. Inclusive, tudo que é usado com frequência deve estar sempre próximo a você. Que tal personalizar a cozinha e dar um toque aconchegante para esse ambiente da casa? Confira as dicas a seguir.

Pendure utensílios nas paredes

Xícaras e outros utensílios de cozinha podem fazer parte da decoração. Para isso, invista nos ganchos nas paredes e deixe tudo pendurado por ali. Essa é uma forma de manter por perto o que é utilizado mais vezes. Só tome cuidado para não exagerar: a ideia é criar algo diferente, não sobrecarregar as paredes.

Adesive os azulejos

Os azulejos padrões da sua cozinha podem ser brancos ou ter uma estampa que não te agrada tanto. Para resolver o problema sem obras, aposte nos adesivos para azulejos. Eles são deixar o ambiente mais vívido e alegre. Inclusive, neste cômodo, é permitido investir em cores como laranja e amarelo, que, além de estarem ligadas à criatividade, abrem o apetite.

Abuse das prateleiras

As prateleiras podem ser muito mais práticas que os armários com portas. Com elas, você consegue enxergar o que foi guardado em cima e ainda deixa os objetos serem parte da decoração. A dica é ter um equilíbrio entre armários e prateleiras, deixando os itens mais utilizados nelas, como pratos, copos e até xícaras.

Pinte uma parede com tinta lousa

Já pensou em ter uma frase de incentivo ou aquela sua receita preferida sempre por perto? Pois dá para fazer isso com uma dica bem simples de decoração. Tudo que precisa fazer é pintar uma parede ou parte dela com tinta lousa. Claro que essa ideia fica mais interessante nas cozinhas maiores, dando aquele ar de restaurante para o espaço, mas funciona em locais limitados também.

Use caixotes de feira

Reaproveitar materiais e deixar os ambientes com um jeitinho mais rústico é algo que vem acontecendo em vários cômodos da casa. Então, não seria diferente com a cozinha. Aqui, os caixotes de feira vão te ajudar bastante.

Eles funcionam como nichos ou prateleiras e servem para guardar aqueles itens utilizados mais frequentemente. Para dar uma cor ao local, lixe e pinte os caixotes. Vale até seguir a ideia do laranja ou do amarelo para uma decoração colorida e vívida.

Deixe louças decoradas em evidência

As louças decoradas costumam deixar o armário apenas em ocasiões especiais, no entanto, não precisam ficar esquecidas até a data chegar. Como são decoradas, coloridas e se destacam bastante, vale a pena deixá-las em evidência, em um espaço que todos percebam como parte da decoração.

Caso caiba em sua cozinha, invista na famosa cristaleira, pois ficará encantadora. Se o cômodo for menor, troque os armários fechados por aqueles com portas de vidro.

Coloque vasos com temperos na janela

A janela do cômodo nem sempre é bem aproveitada, mas pode ser parte da decoração. O espaço é perfeito para você ter uma mini-horta de temperos, principalmente aqueles que usa bastante nos seus pratos preferidos. Compre os vasinhos já prontos ou plante em latas e vidros para reaproveitar objetos que normalmente iriam para o lixo. Só lembre de sempre cuidar das plantinhas.

Faça você mesmo e reaproveite materiais

O Do it Yourself (DIY) ou Faça Você Mesmo deu a oportunidade de reaproveitar e reutilizar objetos que normalmente seriam descartados. Além disso, permitiu usar a criatividade à vontade.

Assim, pegue aqueles vidros de palmito ou outras conservas, as latinhas e os potes plásticos, usando-os como desejar. Eles podem servir de porta-talheres, vasos de plantas ou da sua horta de temperos, conforme sugerimos no tópico anterior. Basta limpar e pintar ou plastificar o objeto e estará pronto para um novo uso.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top