Sif Top Música Como tocar violão de uma maneira mais prática e rápida

Como tocar violão de uma maneira mais prática e rápida


violão

O violão é um dos instrumentos bastante conhecido e bem valorizado para aqueles que já iniciaram suas carreiras como músicos, através de aula de violão iniciante. Se você ainda não iniciou e tem interesse em aprender tocar violão, esse artigo é destinado para você. Veja como aprender a tocar violão de maneira prática e rápida. 

Como aprender a tocar violão sozinho

Como aprender a tocar violão sozinho é algo bem complicado, é preciso que você tenha determinação, foco e prática. Para você aprender a tocar violão sozinho, primeiramente é importante que você afine o seu violão, usando afinadores eletrônicos ou virtuais. Depois, você tem que segurar o violão corretamente para facilitar a execução da nota. 

Em seguida, se já sabe um pouco de teoria musical, inserir os acordes ou notas isoladas e iniciar sua prática, com os acordes e batidas. Existem também métodos que podem auxiliar você a aprender tocar violão, que é por meio de aula de violão iniciante que é grátis oferecida por alguns youtubers e alguns sites, destinados para quem está iniciando aprender violão e como tocar violão.

Aulas de violão para iniciantes passo a passo

É importante que ao começar sua aula de violão iniciante, é importante estar atento a todas as aulas para que você possa aprender rapidamente com total praticidade. Por esse motivo, vamos trazer para você aulas de violão para iniciantes passo a passo. Veja o passo a passo como tocar violão:

Conheça as partes do violão

Quando você verifica a aula de violão iniciante, a primeira coisa essencial é conhecer as partes do violão. Em um violão existem diversas partes, em um violão existe a mão ou a cabeça, a parte em que afina as cordas que consiste em tarraxas e pestana; braço ou pescoço, a parte em que realiza os acordes, que consiste em trastes e casas; corpo peito, essa é a parte em que sai o som do violão, que consiste nas cordas e ponte ou cavalete. 

Escolher o violão adequado

Para quem está na aula de violão iniciante, é fundamental escolher o violão adequado para iniciantes, dado que existem dois tipos de violão, o de nylon e o de aço. Para os iniciantes, recomendamos assistir aula de violão para iniciantes e fazer a escolha de um violão de nylon, pois esse tipo de violão facilita nas execuções de notas, além de existir violão de nylon com preços bem acessíveis no mercado.

Aprender a segurar um violão

Em uma aula de violão iniciante os professores sempre ensinam como segurar um violão, é importante ter o apoio do violão na perna direita ou esquerda. A maioria dos músicos e violonistas realizam o apoio na perna direita para tocar as músicas, permitindo que tenha uma boa postura na hora de tocar.

Notas de violão para iniciantes passo a passo

Agora que aprendeu como tocar com seu violão, é hora de fazer os acordes para que consiga de fato aprender violão. Sendo assim, trouxemos para você as notas de violão para iniciantes passo a passo, para que você consiga realizar os acordes com facilidade.

Notas das cordas do violão

Antes da execução dos acordes, é importante saber as notas de cada corda do violão. O violão possui 6 cordas ao todo, as cordas são da aguda até a mais grave (de baixo para cima).

  • 1ª corda: mi agudo(E);
  • 2ª corda: si (B);
  • 3ª corda: sol (G);
  • 4ª corda: ré (D);
  • 5ª corda: lá (A);
  • 6ª corda: mi grave (E).

Verifique a numeração dos dedos

É importante verificar as numerações dos seus dedos em um violão, todos os dedos são numerados para facilitação de aprender os acordes: dedo indicador é o número 1, do meio é o número 2, anelar é o número 3 e mínimo é o número 4. 

Depois de aprender isso, você consegue visualizar as tablaturas facilmente e facilitará na realização do seu acorde no violão. 

Aprende ler as cifra básicas e fazer os acordes

Agora que verificou a numeração dos dedos, é hora de fazer os acordes. Quando é apresentado as notas em formas da cifra, colocam em desenho o braço de um violão, juntamente com numerações 1, 2, 3 e 4. E em cada numeração demonstrada na cifra é posição do seu dedo na corda, como mencionamos acima. Vale destacar que em relação às casas em que o acorde se encontra será mostrado na cifra. Por exemplo, se for na 5ª casa, na cifra colocará em cima do acorde a 5ª.

É possível aprender a tocar violão sozinho?

Sim. É possível você aprender a tocar violão sozinho, é preciso ter determinação, foco e prática. Para facilitar ainda mais a sua vida na carreira como músico existe aula de violão para iniciantes, em que são aulas destinadas para quem está iniciando a aprender violão. 

Onde encontro essas aulas de violão? Bem simples, graças à internet temos acesso a uma amplitude de coisas, dentre elas, se encontram as aulas de violão que são fornecidas gratuitamente por algumas pessoas, em redes sociais e sites ou blogs. 

Uma das ferramentas mais utilizadas para aprender a tocar violão sozinho é o YouTube, uma plataforma disponível para todos e alguns youtubers oferecem aulas de violão para iniciantes.

Quanto tempo leva para aprender a tocar violão sozinho?

Em relação ao tempo em que leva para aprender a tocar violão, irá depender somente de você e da sua determinação. Para algumas pessoas é bem fácil aprender, tem alguns que já têm o dom de tocar instrumentos, o que torna ainda mais fácil. Já para outros é necessário trabalho duro e determinação para aprender de verdade. Para os esforçados que desejam realmente aprender o violão, pode ser que consigam em menos de 1 mês, é difícil, mas não é impossível, basta ter total foco e treinamento.  

Qual a melhor forma de aprender a tocar violão?

Existem variadas formas para aprender a tocar esse instrumento, é importante sempre verificar algumas aulas onlines e colocar em prática todos os acordes e batidas em seu violão. É uma das melhores formas de aprender de fato a tocar violão é a prática de tocar, para isso, você tem que tocar o violão todos os dias em todos os acordes que você aprendeu. 

É essencial visualizar as cifras na internet, usar músicas fáceis que você gosta de tocar e, assim, sucessivamente. Sempre que aprender alguma música com acordes fáceis, evolua para acordes mais difíceis e músicas mais difíceis de serem tocadas. 

Qual a música mais fácil para aprender a tocar violão?

Há uma grande quantidade de músicas que são fáceis para quem está iniciando a tocar violão, entre elas se encontra a música “Que País é Esse” da banda Legião Urbana, possuindo apenas três acordes. Essa música é bem conhecida, o que torna ainda mais fácil de aprender a tocar, basta visualizar a cifra e iniciar o toque em seu instrumento. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top