Sif Top Dicas O que as fashion weeks internacionais indicam como tendência?

O que as fashion weeks internacionais indicam como tendência?



Passarelas de todo o mundo ditam os passos da moda nas próximas estações. 

Quem gosta de moda sabe que as semanas de moda internacionais, as fashion weeks, não apenas definem tendências, mas também identificam o que está acontecendo no mundo através do olhar de designers e outros profissionais do ramo. Quem se importa menos com esse universo, por outro lado, de alguma forma também faz parte dele, justamente por influenciarmos, todos, a moda em nossas rotinas.

O ano de 2021 marca o início de uma nova década, com transformações para todo o planeta. Dessa maneira, falar de tendência para este ano é também identificar essas transformações e como elas podem se manifestar esteticamente. 

Alguns clássicos, é claro, estarão sempre por aqui. Peças-curinga, da mesma maneira, como shorts e bermuda feminina, serão sempre bem-vindas nos guarda-roupas. As variações delas, entretanto, também marcam um momento em que estamos todos repensando o passado para avançar no futuro.

Xadrez

Não é novidade que sempre que as temperaturas baixam um pouco vemos mais peças com xadrez nas ruas e nas passarelas. Esse tipo de construção geométrica está sempre presente nas coleções de outono-inverno e isso dificilmente vai mudar. É um verdadeiro clássico.

O que podemos esperar para 2021, no entanto, especialmente depois das temporadas de Paris e Londres, são peças em xadrez com padrões um pouco mais criativos. As cores primárias, por exemplo, aparecem em combinações mais inusitadas. Quem está por dentro já deve ter visto que a combinação nada usual do xadrez amarelo e rosa, por exemplo, está em alta. 

Activewear

Grifes como a francesa Mugler e a alemã GmbH estão tendo seu momento. No final de abril, a Mugler apresentou sua coleção ready-to-wear, parte da semana de Paris, nas redes sociais em uma espécie de manifesto da nova década. 

Foi também a confirmação de que o activewear veio para ficar, especialmente depois que famosas como Beyoncé, Dua Lipa e Miley Cyrus, só para citar algumas, performaram usando os looks ultra futuristas da marca. Por esse motivo, e a própria Mugler reconhece, estão influenciando uma nova geração de consumidores de moda, antenados a uma cena urbana e inclinada para o futuro.

Com roupas que parecem ter sido feitas para agentes secretos, a tendência também tem forte influência do mundo dos esportes. Na passarela, é claro, os conceitos são sempre exagerados. Casey Cadwallader, estilista da marca, diz que seu principal objetivo é elevar a ideia do sportwear com um pouco de consciência ambiental. Prova disso é que essa última coleção apresentou diversas peças em lycra reciclada.

O que podemos esperar ver pelas ruas de todo mundo em 2021, são roupas inspiradas na alta costura em tecidos sintéticos, algo que parecia quase impossível há menos de uma década. O famoso turtleneck, ou gola rolê, por exemplo, ganhou versões de neoprene e poliéster, materiais utilizados especialmente para a prática de esportes, mas, agora, dignas de um tapete vermelho.

A nova New York Fashion Week

Principal evento de moda das Américas, a Semana de Moda de Nova York de 2021 apresentou mudanças concretas que poderão indicar os rumos de toda a indústria para os próximos anos, nas tendências estéticas e no próprio formato do evento. Ela aconteceu, em fevereiro, bastante digitalizada, tal como o momento exige. Todos os desfiles foram transmitidos pela internet.

Entre as diversas tendências apresentadas, incluindo o próprio xadrez e o activewear, o workwear também esteve presente como em nenhuma outra semana de moda recente no mundo. O destaque fica para a grife Jason Wu, que apresentou uma coleção outono-inverno que poderia ser utilizada tanto em compromissos de trabalho como em eventos sociais.

Essa é uma tendência que, é claro, tem relação direta com o momento em que estamos vivendo. Cada vez mais pessoas estão trabalhando de casa e se encontram em situações em que precisam de se vestir visando o equilíbrio entre conforto e elegância. Investir em terninhos confortáveis e calças de alfaiataria que não incomodem mesmo depois de um longo dia de trabalho são boas apostas para o ano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top