Sif Top Dicas Como melhorar o sistema imunológico e se tornar menos vulnerável a infecções virais?

Como melhorar o sistema imunológico e se tornar menos vulnerável a infecções virais?



Confira três hábitos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico para que ele esteja mais preparado para combater infecções

A pandemia do novo coronavírus colocou em evidência a importância de ter um sistema imunológico forte. Além disso, medidas de proteção, como distanciamento social e utilização de máscaras com tecido antiviral, foram adotadas para conter o avanço da Covid-19.

Não demorou muito para que diversas receitas caseiras e shots matinais com diversos alimentos invadissem as redes sociais prometendo um sistema imunológico mais forte. Entretanto, não é tão simples assim.

O sistema imunológico é um conjunto de órgãos e células que trabalham para proteger o organismo de infecções. Desse modo, quando um micro-organismo invade o corpo, o sistema imune atua para combatê-lo. Esse sistema é complexo e diversos fatores influenciam o seu funcionamento.

Como fortalecer o sistema imunológico?

Em primeiro lugar, é importante saber que alguns hábitos prejudiciais à saúde devem ser evitados. Por isso, é indicado não fumar e não consumir bebidas alcoólicas. Manter o peso corporal dentro dos limites saudáveis também é fundamental.

Não existe fórmula mágica ou suplementos capazes de evitar infecções virais. No entanto, um conjunto de ações pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico. Assim, o organismo estará mais preparado para combater os micro-organismos. Confira abaixo alguns fatores que merecem atenção.

Alimentação

A alimentação desempenha um papel importante no sistema imunológico. Por isso, é importante manter um prato colorido e bastante variado. Legumes, verduras e frutas são essenciais e não devem ser dispensados. Além disso, alimentos naturais são mais indicados do que opções industrializadas e ultraprocessadas.

Vitaminas A,B,C, D e E, e os minerais ferro, zinco e selênio são essenciais em uma dieta para fortalecer o sistema imune. Elas estão presentes em diversos alimentos, então basta apostar em refeições diversificadas. 

Alguns suplementos oferecem diversas vitaminas. No entanto, eles devem ser tomados apenas com prescrição médica. Afinal, essas vitaminas e minerais podem ser obtidas naturalmente por meio de uma dieta balanceada e, na maioria dos casos, não precisam ser reforçadas com suplementos.

Atividade física

Os exercícios físicos reduzem o estresse e a ansiedade e melhoram a qualidade do sono e da memória. Além disso, os hormônios da felicidade são liberados, causando sensação de bem-estar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas façam 30 minutos de exercícios diariamente. O tempo pode ser dividido de diferentes maneiras: é possível fazer um treino funcional de 30 minutos ou subir e descer escadas por 10 minutos três vezes ao dia, por exemplo. A escolha é de cada um.

Sono de qualidade

O organismo continua trabalhando durante o sono. A memória é fortalecida, células são reparadas, informações são processadas e toxinas são liberadas. Portanto, é importante manter uma rotina e garantir, ao menos, seis horas de sono todos os dias.

A privação do sono apresenta consequências à saúde física e psicológica. Além disso, essa condição deixa as pessoas mais suscetíveis às doenças crônicas, como diabetes. Então, da mesma forma que é importante manter uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos, as pessoas devem se empenhar para dormir bem.

Medidas de proteção são essenciais

Ter um sistema imunológico forte não previne doenças. Na verdade, significa que o corpo estará mais preparado para combater os micro-organismos, mas não há garantias de que não haverá uma infecção.

Portanto, é essencial adotar medidas de proteção. Infecções respiratórias, como a gripe e a Covid-19, podem ser evitadas com hábitos simples. Lavar as mãos com frequência, manter o distanciamento social e usar máscaras são atitudes que ajudam a diminuir o risco de infecção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top