Sif Top Dicas Carreira contábil: o que faz um contador da Receita Federal?

Carreira contábil: o que faz um contador da Receita Federal?



Conheça a rotina de trabalho de um contador concursado da Receita Federal. 

A carreira contábil abre um leque de possibilidades para os profissionais. As atividades do contador são indispensáveis na rotina de pessoas físicas e jurídicas, o que aponta para uma série de oportunidades em diferentes setores do mercado.

Além disso, muitos contadores optam pela carreira pública, sobretudo por meio do concurso Receita Federal, que oferece uma remuneração elevada e estabilidade profissional.

Por dentro da Receita Federal

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, mais conhecida como Receita Federal, é um órgão que atua em diversas frentes: administração dos tributos federais, controle aduaneiro, combate à evasão fiscal, descaminho, contrabando e tráfico, entre outras.

Criada em 20 de novembro de 1968, ela tem sua sede em Brasília, mas possui postos de atendimento espalhados por todo o país. É vinculada ao Ministério da Economia e todas as pessoas que desejam trabalhar no órgão devem participar de processo seletivo por meio de concurso público.

A atuação do contador na Receita Federal

Para trabalhar na Receita Federal não é necessário ser contador. Nos editais de contratação há diversas vagas, de nível médio e superior. Entretanto, alguns editais trazem vagas específicas para pessoas com formação superior na área de contabilidade.

Entre as atividades dos concursados da Receita Federal com nível superior estão:

  • programação e execução orçamentária e financeira;
  • atividades contábeis;
  • elaboração e gestão de licitação e contratos;
  • gestão de material, patrimônio e recursos humanos;
  • atividades de informática e tecnologia relacionadas ao estudo, avaliação, e compartilhamento de novas tecnologias e metodologias de trabalho;
  • executar atividades e procedimentos que garantam a integridade, segurança e o acesso aos dados da Secretaria da Receita Federal do Brasil;
  • atuação em auditorias internas de atividades vinculadas aos sistemas operacionais da Receita Federal;
  • integrar comissão e participar ativamente de processos administrativos disciplinares.

Aqui, o interessado em prestar concurso público para a Receita Federal deve ter em mente que suas atividades e atribuições são definidas em leis e decretos específicos. No edital do concurso é possível consultar maiores informações e detalhes sobre cada vaga.

Requisitos para trabalhar na Receita Federal

Os requisitos para realização do concurso público dependem da vaga escolhida. No edital, o interessado encontra essas informações. Algumas vagas são destinadas a pessoas com ensino médio completo, outras a pessoas com formação em nível superior em qualquer curso. Há, ainda, aquelas que exigem formação em nível superior em cursos específicos como contabilidade, engenharia ou arquitetura.

O concurso tem várias fases, que geralmente começam com uma prova de conhecimentos básicos com questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, língua estrangeira, administração geral, administração pública, direito administrativo e direito constitucional.

A prova de conhecimentos específicos deve trazer questões relacionadas à área de formação do concursado, considerando as necessidades da vaga que ele pretende ocupar. Entre os conteúdos já abordados em provas anteriores, se destacam: legislação tributária, comércio internacional, legislação aduaneira, auditoria, contabilidade geral e contabilidade avançada.

Além das questões de conhecimentos gerais e específicos, poderá haver também prova discursiva. As questões discursivas avaliam a capacidade de elaboração da resposta com base nos seguintes aspectos: desenvolvimento lógico do pensamento, alinhamento com o tema, conteúdo da resposta, aspectos formais e gramaticais no uso do idioma, bem como aspectos textuais — concordância, clareza, coerência, entre outros.

É importante ter em mente que as provas e conteúdos que serão exigidos no concurso estão descritos no edital e pode haver variações de um edital para outro. Dessa forma, quem deseja participar do concurso para se tornar um contador da Receita Federal deve lê-lo com calma e estudar com base nas informações descritas no documento.

Até 2009, após a realização das provas mencionadas, a Receita Federal tinha uma etapa adicional que consistia em um curso de formação para os candidatos aprovados. Nos certames realizados em 2012 e 2014 o curso não foi realizado, possivelmente por questões orçamentárias.

No entanto, acredita-se que nos próximos concursos ele voltará a ser feito, já que tem o objetivo de ajudar o novo profissional a se familiarizar com as rotinas de trabalho e sistemas utilizados pela instituição.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top