Como a evolução do comércio digital tem ganhado cada vez mais impacto no mercado de trabalho

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A evolução do comércio digital tem sido uma constante no Brasil e no mundo. A cada ano, esse mercado tem se estabelecido e aumentado as possibilidades de interação com o público, gerando muito mais oportunidades de venda.

Inclusive, a era atual passa por uma importante transformação digital, onde a maioria dos serviços começou a migrar para um atendimento online.

Então, pensando assim, quanto mais facilidade as pessoas têm de acessar a internet, melhores ficam as operações comerciais neste meio, ou seja, é mais fácil realizar a abertura de empresa na área.

Isso porque a internet tem sido uma excelente ferramenta de negócios. Os avanços em relação à tecnologia móvel aumentaram muito o potencial que as pessoas tinham em acessar a internet.

Hoje, é quase um padrão que qualquer família possua pelo menos um smartphone para se conectar, principalmente porque ele é um dispositivos muito mais rápido e prático do que computadores e notebooks.

Comprar um produto em lojas virtuais é um processo muito simples, e muitas vezes basta um clique para você conseguir concluir a operação. Por isso, a tendência do comércio digital acabou crescendo muito no mercado.

Entenda mais sobre a evolução do comércio digital

O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, nasceu por volta dos anos 90, com alguns sites pioneiros que ofereciam produtos e serviços para o público consumidor. Inicialmente utilizada nos Estados Unidos, o mercado só chegou ao Brasil 5 anos depois.

Desde então, o crescimento desse tipo de negócio tem sido muito expressivo. Conforme os elementos de segurança e praticidade têm aumentado, as pessoas têm ganhado mais confiança na operação, desde a gestão de entregas até outros fatores.

Há alguns anos, era muito difícil para as pessoas confiarem nesse tipo de estabelecimento. Isso porque uma transação online requer a coleta de alguns dados financeiros, e muitas pessoas têm medo do risco de exposição na internet.

Entretanto, essa foi uma das primeiras preocupações que as empresas digitais resolveram. Neste caso, o procedimento foi criar medidas de segurança e protocolos de criptografia que garantem o sigilo dos dados, o que tranquiliza muito os clientes.

Estes protocolos e certificados de garantia ficam expostos durante o processo de pagamento, passando ainda mais tranquilidade para que o usuário possa efetuar suas compras sem medo de sofrer um furto de dados por um cibercriminoso.

Até mesmo com um aluguel de notebook você já consegue iniciar o processo para começar uma empresa desse tipo.

Inclusive, hoje em dia, milhões de pessoas fazem operações digitais diariamente, uma boa parcela de novos compradores, o que indica que ainda há muito espaço para crescimento dentro do comércio digital.

Isso faz com que muitas empresas comecem a abrir os olhos para esse tipo de mercado, buscando interesse direto para conseguir explorar suas oportunidades de maneira mais efetiva junto ao público.

Quem são os consumidores digitais?

Embora seja um público que ainda em sua grande maioria é mais jovem, o mercado digital tem se diversificado muito, principalmente pela facilidade de utilização de recursos comerciais em smartphones.

Isso significa que uma boa parte do público ativo em consumo já está começando a buscar alternativas online para muitas de suas compras.

Embora isso se limitasse a compras grandes, como computadores e outros dispositivos de alto custo, isso tem mudado e até um software para loja pode ser consumido de maneira online.

Hoje, até mesmo serviços de delivery e de mercado têm oferecido opções online, o que tem tido uma ótima aceitação. A facilidade de comprar pela internet acaba incentivando muitas pessoas a começarem esse processo.

O Brasil é o líder de consumo desse tipo de mercado na América Latina, e por isso muitas empresas acabam optando por montarem negócios novos nesse modelo, aumentando ainda mais a variedade de opções para os consumidores.

Com o advento da pandemia do COVID-19, muito do que era considerado normal precisou ser revisto. Por conta das ações de isolamento e distanciamento social, os serviços online acabaram aumentando muito seu potencial.

Isso porque até mesmo pessoas mais resistentes para esse tipo de comércio acabaram se rendendo. Para a surpresa dessas pessoas, a maioria acabou gostando de comércio online e adotou-o como comum, procurando itens como simulação acústica com mais facilidade.

Além disso, depois do baque inicial, houve uma crise econômica de grande escala por conta dos limitadores causados pelo coronavírus. Muitas pessoas acabaram perdendo o emprego, ou tiveram sua renda diminuída consideravelmente.

A alternativa para a maioria destas pessoas foi iniciar uma ação de empreendedorismo, criando novos comércios digitais e oportunidades de se recuperar em meio a crise que acontece até hoje por conta do vírus.

O conceito de uma loja virtual

Se você precisa aumentar sua renda ou se posicionar no mercado, principalmente por conta das ações recentes que aconteceram no mundo, é importante ter consciência de todas as opções e oportunidades que você tem para seu comércio.

O mercado digital abre opções muito maiores do que o comum, principalmente em uma era tão diferente quanto a atual, com as restrições impostas pela pandemia. Até mesmo um banner promocional pode ser completamente digital. Além dele outras formas são:

  • Loja de roupas digital;
  • Loja de eletrônicos digital;
  • Restaurantes que prestam atendimento online;
  • Experiências que podem ser vividas online;
  • Entre outros fatores.

Pois bem, todos esses pontos trazem grandes vantagens, são elas:

Escala global

Uma das grandes vantagens de um e-commerce é justamente seu potencial internacional de mercado. Você pode acessar pessoas do mundo todo, limitado apenas pela sua capacidade de transporte.

Por isso, é importante verificar antes de iniciar suas vendas se há algum tipo de restrição para o envio de seu produto, e quais empresas fazem esse transporte internacional, além dos custos de envio que são parte importante do processo.

Assim, você consegue atingir uma quantidade muito maior de pessoas. Por isso, é importante que sua loja virtual de etiquetas para produtos, por exemplo, esteja disponível em vários idiomas.

Existem algumas ferramentas de suporte para esse tipo de ação, automatizadas em sua grande maioria.

Entretanto, alguns problemas de tradução acabam acontecendo, o que torna a necessidade de, se você tiver orçamento para isso, contratar um profissional para realizar uma tradução decente de seu site.

Vendas 24h

Outra das grandes vantagens do e-commerce é o fato de que uma loja virtual está sempre aberta. Não há uma limitação de horários como lojas físicas, que ficam em shopping centers ou mesmo na rua.

O consumidor poderá entrar a qualquer hora em sua loja virtual, consumir e pagar pelo produto, mesmo na madrugada ou em feriados. Isso acaba aumentando ainda mais seu potencial de vendas de sinalização de segurança.

Além disso, caso você esteja fazendo vendas internacionais, como citamos anteriormente, é importante que seu site esteja ativo o tempo todo, para que não exista nenhum tipo de limitação por fuso horário.

No meio da pandemia, é comum que as pessoas acabem mudando suas rotinas e principalmente os horários em que estão trabalhando ou produzindo. É comum que haja uma mudança nos padrões, e a empresa precisa estar disponível nestes casos.

Baixo custo de produção

A pandemia pegou muitas pessoas de jeito do ponto de vista financeiro. Por isso, para se recuperar com qualidade, é importante ter alguma forma de ganhar dinheiro sem precisar de um grande orçamento para iniciar suas atividades.

Nesse ponto, a loja virtual acaba sendo uma ótima experiência. Seus custos tanto de produção quanto operacionais são muito baixos, e há diversos elementos que podem ser feitos por você mesmo, diminuindo ainda mais este gasto.

Assim, você terá uma excelente loja em pouco tempo, sem precisar se preocupar com altos valores a devolver antes de começar a ganhar lucro efetivo com os produtos e serviços oferecidos em seu site.

Capacidade de monitoramento

Estas empresas virtuais possuem uma grande capacidade de monitoramento. Isso significa que você pode controlar e compreender toda a movimentação em sua loja. Isso é crucial para você conseguir compreender melhor o seu cliente.

Criar um público-alvo é fundamental para qualquer empresa. Esse grupo de pessoas com gostos e interesses em comum tem um grande potencial de consumir em sua loja. Entendê-los e direcionar suas campanhas de marketing é fundamental.

Através das ferramentas digitais disponíveis em uma loja virtual, você consegue identificar uma série de padrões e ações de seus consumidores, tanto daqueles que fecharam negócios com você quanto os que acabaram desistindo por algum motivo.

Capacidade de divulgação

A internet tem um enorme potencial de divulgação. Com a pandemia, a maioria das pessoas acabou usando as redes sociais como um refúgio, onde conseguem ter interações sociais e descobrir novidades no mercado.

Por isso, é importante aproveitar estes recursos para conseguir melhorar sua capacidade de venda com um e-commerce e ate mesmo vender mais seus serviços, como um encanador industrial por exemplo.

Considerações finais

O mercado evoluiu muito desde seu início nos anos 90 até os dias atuais. Hoje, o mercado digital se tornou uma ferramenta fundamental no comércio varejista, e tem uma tendência de crescer ainda mais.

Por isso, aproveitar estes recursos permite que você explore muito mais suas possibilidades, principalmente em um momento de dificuldade, onde é difícil pensar no amanhã.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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