Abrir uma escola de música certamente soa como um projeto ambicioso e uma tarefa complicada. Embora seja definitivamente ambicioso e tenha resultados no futuro, começar sua carreira como diretor de uma escola de música apresenta alguns desafios.
No entanto, não precisa ser necessariamente difícil. Se você já se perguntou como abrir sua própria escola de música, estamos aqui para lhe contar!
Agora, você provavelmente tem alguma ideia de como deseja que sua escola seja. Você definiu seu grupo-alvo, localização potencial, aulas que oferecerá e objetivos gerais. Você pesquisou o mercado e tem certeza de que seus serviços são necessários na sua área.
Além disso, você provavelmente sabe quais instrumentos serão ensinados inicialmente. Provavelmente, eles incluem o violão, o instrumento preferido dos jovens. O piano é sempre uma boa escolha, mas requer investimentos adicionais e custos de manutenção.
Ou talvez você queira se concentrar na bateria? Talvez você queira diversificar e oferecer uma ampla gama de aulas? A escolha é sua. Mas, para realizar seu sonho, você precisa primeiro cuidar de alguns papéis.
Sua estratégia
Agora que você já registrou sua empresa, é hora de começar a operar. Defina que tipo de aulas você deseja oferecer. Eles seguirão um padrão ou serão aulas de “estilo livre”? Talvez você queira usar outros recursos, como aulas de violão para iniciantes, como uma inspiração para o curso de seus alunos.
Esteja pronto para adaptar sua estratégia à realidade do mercado. Pesquise o que os alunos querem e mantenha-se informado. Também utilize automação nos processos internos de sua escola de música para seus funcionários como a implementação de um sistema de ponto online, para que tudo seja feito de maneira correta internamente.
Se você já está no cenário musical, provavelmente tem professores com potencial em mente. Aqui você também deve prestar atenção à lei, pois eles podem precisar de certas credenciais de ensino.
O verdadeiro desafio é, de fato, atrair os alunos, também conhecidos como clientes. É por isso que destacamos a importância do marketing!
Aulas online
Devido aos regulamentos em seu estado, medidas contra COVID também podem significar que sua escola pode fechar inesperadamente. Agora, você está hesitante porque está preocupado com a estabilidade de seu negócio.
Transforme essa ameaça em uma oportunidade, ofereça aulas online! Sim, sabemos que não são tão eficazes como o ensino em sala de aula ou estúdio, mas a improvisação é fundamental!
Muitas pessoas estão ficando em casa, têm mais tempo livre e estão tentando aprender algo novo, como tocar um instrumento. Então, se você oferece aulas online, certamente lhe trará alguns novos alunos.
Se você decidir oferecer as aulas online, certifique-se de atender aos requisitos técnicos. Equipe-se com computadores com recursos audiovisuais fortes. É de extrema importância que seus fones de ouvido e microfones funcionem sem falhas ou defeitos, guardar dados importantes da sua empresa em um case para hd também é fundamental.
Afinal, os professores precisam ter certeza de que o aluno ouve e reproduz o som correto no instrumento. Nem é preciso dizer que a conexão com a Internet também deve ser rápida e estável.
Marketing
Ao projetar seu orçamento, certifique-se de alocar fundos para marketing. Mesmo que não pareça importante no início, você perceberá mais tarde que é uma ferramenta importante que trará novos alunos e novas receitas.
No momento, as redes sociais são uma necessidade absoluta! Seu grupo-alvo está ativo no Instagram, TikTok e outras plataformas e você também deve estar lá! Certifique-se de construir sua presença digital e, para esse propósito, você pode usar uma ferramenta amigável com toneladas de modelos prontos para uso de
Se você pretende ensinar as crianças, lembre-se de que seu anúncio precisa ser direcionado também aos pais! Para eles, a localização e o preço são importantes, mas a qualidade das aulas e a satisfação dos filhos estão sempre em primeiro lugar.
Planejamento
Abrir seu próprio negócio é uma grande tarefa. É por isso que é importante desenvolver suas ideias detalhadamente. Há muitas coisas que você precisa considerar e abordar sua ideia a partir de vários aspectos.
Você precisa colocar no papel quais serão seus custos iniciais. Tente fazer uma estimativa anual dos custos. Pense em tudo: registro, aluguel (incluindo depósitos), serviços públicos, impostos e taxas semelhantes.
Além disso, o espaço deve ser adequado e ter o isolamento de som adequado, o que pode elevar os custos. Então, você precisa equipar sua escola. Mesmo que você planeje que os alunos tragam seus próprios instrumentos (guitarra, violino, etc.), você precisa ter um plano de backup para instrumentos que não são portáteis. Se você planeja ensinar piano ou bateria, está implícito que você os terá na escola. O custo do equipamento tem dois componentes, o custo de aquisição e o custo de manutenção, portanto, certifique-se de levar em conta os dois. A compra de novos instrumentos aumentará seus custos iniciais, mas a compra de usados irá inicialmente manter seus custos mais baixos, mas, eventualmente, você pagará mais pela manutenção.
Pense nos professores e como você deseja que eles trabalhem para você. Você precisa de funcionários em tempo parcial ou integral? Ou você prefere lidar com empreiteiros? Todos os modelos têm suas vantagens e desvantagens e, claro, todos acarretam certos custos.
Como mencionamos, vale a pena investir em marketing. Se você não sabe como anunciar online, contrate um especialista.
Depois de ter a lista de todos os custos possíveis, tente estimar quais serão suas taxas e quantos alunos você planeja ter. As taxas devem ser competitivas, portanto, verifique se você pesquisou o mercado antes de formar a lista de preços.
Tente ficar do lado seguro e não superestime o número de alunos em potencial. Não espere um retorno imediato do investimento. Na realidade, pode levar muito tempo até que você comece a ter lucro.
Lembre-se de que todo sucesso começa com um primeiro passo! Desejamos-lhe boa sorte na condução do seu negócio!