Estudos de violão: veja diferença entre cifra, tablatura e partitura

Autor(a):

Saiba qual é a melhor forma de estudar música, cifra, tablatura ou partitura, e entenda quais são as desvantagens e vantagens de cada uma

Sem sombra de dúvidas, estudar música é uma tarefa ao mesmo tempo prazerosa e desafiadora. Independentemente do instrumento, é preciso considerar muitos fatores ao escolher fazer uma aula.

Seguindo essa lógica, quem pretende tocar belas canções no violão precisará aprender como a música é registrada. Dessa forma, as aulas de violão para iniciantes precisam contemplar a dificuldade natural do começo de aprendizado.

Para conferir sobre esses tipos de escrita musical, é só continuar a leitura, nós trouxemos tudo que você precisa saber sobre cada uma abaixo!

Partitura

A partitura é a forma de escrita musical que mais se aproxima da fidelização da música. Mas o que isso significa? Significa que através dela, é possível tocar de forma quase igual à música, não importa a pessoa ou o instrumento.

Dessa maneira, a partitura é constituída de notas musicais organizadas em linhas. Essas linhas são sinalizadas através da clave de sol. Caso haja alguma mudança na leitura dessas linhas, que também representam as notas, é sinalizada através da chave que vai logo no começo. As notas são distribuídas de acordo com o tempo, que também é sinalizado no começo através de números.

A sua maneira de organizar todos os elementos necessários para escrever uma música é muito importante para quem deseja estudar violão, porque a partitura é como se fosse uma documentação da música em si.

Essa universalidade acontece porque a partitura tem uma escrita formal que contempla tudo que é necessário para executar a música com perfeição: o tempo, o ritmo, as notas musicais e o estilo de tocar.

No entanto, fazer a leitura dela não é fácil. Essa é uma das suas desvantagens, pois é um pouco mais difícil aprender a ler uma partitura. O aprendizado de leitura precisa vir junto de aulas de teoria musical para entender como ela é organizada.

No entanto, isso também pode ser uma vantagem, pois o interesse pela teoria musical pode levar a aprender ainda mais sobre outras nuances da música, e se aprofundar ainda mais na área.

Tablatura

A tablatura é uma maneira de organizar a música e está diretamente ligada ao violão. Ela é um conjunto de linhas em que cada uma delas representa uma corda do violão. Essas linhas são marcadas por um número, que é a casa do braço do violão, devendo ser pressionada junto do dedilhado da corda, saindo o som.

A sua principal desvantagem é a falta de qualquer informação além das cordas e das casas do violão. Isso significa que é uma forma de escrita de música muito atrelada ao instrumento, ou seja, não é possível transferir a música para outros lugares, só para outros instrumentos de corda semelhantes, como a guitarra.

Além disso, ela não tem precisão rítmica alguma, então, é necessário já conhecer a música para conseguir tocá-la.

No entanto, a tablatura traz uma forma muito rápida de aprender a música desejada, pois em pouco tempo você consegue emitir sons do instrumento, o que pode ser bastante motivador para começar a estudar música.

Cifra

Cifra é um sistema de notação harmônica da música, ou seja, é também uma forma de escrever a música, mas menos criteriosa que a clássica partitura. Ela é utilizada tanto em aprendizado de violão quanto de outros instrumentos, como o teclado.

A cifra é uma maneira muito importante de sinalizar quando as notas são tocadas juntas na música e é, inclusive, utilizada junto das partituras em vários momentos, principalmente no violão popular.

Sua principal desvantagem é semelhante à tablatura, pois ela também não tem precisão rítmica e é necessário conhecer a música para acompanhar os acordes.

Sem entender como elas funcionam ou sem estar acompanhado de uma partitura, é comum acontecer algum atraso no aprendizado caso ele se limite à cifra, pois você só vai reproduzir a música, sem aprendê-la de verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *