Para quem gosta, a música tem o poder de traduzir sentimentos, trazer lembranças e até mesmo de transportar para outros lugares. Muitas vezes isso acontece por outros motivos, mas em tantas outras é porque muitas canções realmente mencionam cidades, estados, países e até mesmo continentes.
Confira a nossa seleção de músicas que citam lugares no mundo e viaje sem precisar sair de onde você está!
Maldivas – Ludmilla
Se você sonha com o dia em que vai poder se hospedar em um hotel nas Maldivas, nós temos a trilha sonora perfeita para alimentar ainda mais esse seu sonho. É a música “Maldivas” da cantora Ludmilla, que faz parte do Numanice #2, quarto álbum de estúdio da fluminense de Duque de Caxias.
Destino de viagem paradisíaco, as Maldivas são conhecidas por suas praias lindas de mar superazul contrastando com a areia muito clara. Em um dos momentos da letra em que Ludmilla cita o país, ela canta “É a minha de fé, minha preferida/Eu, eu caso com essa mulher, vou parar lá em Maldivas”, em referência à sua esposa e dançarina Brunna Gonçalves.
Rio 40 Graus – Fernanda Abreu
Um clássico dos anos 1990, a música “Rio 40 Graus” da carioca Fernanda Abreu descreve a cidade do Rio de Janeiro. O refrão diz “Rio 40 graus/Cidade maravilha/Purgatório da beleza/E do caos” e o esforço de definir a cidade continua durante toda a letra da música, como no trecho “O Rio é uma cidade de cidades misturadas/O Rio é uma cidade de cidades camufladas/Com governos misturados, camuflados, paralelos/Sorrateiros, ocultando comandos”.
Para quem conhece e mesmo para quem não conhece o Rio de Janeiro, é possível perceber que essa música, composta pela própria Fernanda Abreu em parceria com Fausto Fawcett e Laufer, fala da cidade, mas também se preocupa em fazer críticas à forma como ela é estruturada.
Empire State of Mind – Alicia Keys
Uma das músicas de maior sucesso dos nova-iorquinos Jay-Z e Alicia Keys é justamente uma que faz referência à cidade de Nova York. A música “Empire State of Mind” cita diversas partes de Nova York, como o Brooklyn, Tribeca, Harlem, Broadway e muitas outras.
Durante o refrão, Alicia Keys canta “In New York/Concrete jungle where dreams are made of/There’s nothin’ you can’t do/Now you’re in New York/These streets will make you feel brand-new/Big lights will inspire you/Let’s hear it for New York/New York, New York”.
Em português, seria algo como “Nova Iorque/Selva de concreto onde são feitos os sonhos/Não há nada que você não possa fazer/Agora você está em Nova Iorque/Essas ruas vão fazer você se sentir completamente novo/As luzes vão inspirar você/Gritem por Nova Iorque/Nova Iorque, Nova Iorque”.
Africa – Toto
A música “Africa” da banda Toto é uma das músicas mais clássicas dos anos 1980. Conhecida pelo trecho “I bless the rains down in Africa”, que traduzido para o português seria mais ou menos “Benditas sejam as chuvas que caem sobre a África”, essa música chegou ao número 1 da Billboard em 1983.
Inspirada pelo amor de um homem por um continente, como explicou o baterista da Toto e co-autor da música, Jeff Porcaro, a letra de “Africa” foi baseada em um documentário da National Geographic sobre o povo africano.
Minas Gerais – O Terno
“Não tem nenhum lugar que eu goste mais/Do que as montanhas de Minas Gerais/Quando eu for velho, quando eu for avô/É pra lá que eu vou”, assim começa a música “Minas Gerais” da banda paulistana O Terno.
Parte do terceiro álbum da banda, “Minas Gerais” é considerada “meio que autobiográfica” pelo baixista da banda, Biel Basile. Isso porque a primeira viagem que ele fez com os integrantes da O Terno antes de entrar para a banda foi para Diamantina, em Minas Gerais.
Essas são só algumas das muitas e muitas músicas que são inspiradas ou mesmo falam sobre lugares ao redor do mundo. Gostou? Agora é só colocá-las em uma playlist e viajar sem precisar sair do lugar!