3 locais no Centro de SP para visitar e entender a história da cidade

Autor(a):

A capital do estado de São Paulo é um prato cheio para quem gosta de visitar museus, monumentos e locais históricos

Ao longo de seus 467 anos de história, a cidade de São Paulo se tornou mundialmente conhecida por ser um centro econômico do Brasil e por sua mistura de culturas. A capital sedia eventos que abraçam os mais variados povos e tribos, sendo a casa de diversos museus e monumentos e se tornando o lar de migrantes. 

São Paulo recebe cerca de 14 milhões de turistas por ano, vindos de todas as maneiras e cantos do mundo, como de ônibus Ribeirão Preto São Paulo ou de capitais de países vizinhos, como Lima e Buenos Aires.

E, tanto para esses turistas quanto para residentes da capital, é possível visitar o Centro Histórico e conhecer alguns marcos para entender a história dessa cidade e como ela se tornou o que é agora. Confira os principais pontos turísticos e conheça a história de São Paulo em seu Centro Histórico!

Mosteiro de São Bento

Comece seu passeio pelo Mosteiro de São Bento! Localizado ao lado da estação São Bento do Metrô, o local foi construído entre 1910 e 1922, tendo como arquiteto o alemão Richard Berndl.

Desde então, tem servido como lar para monges beneditinos que recebem hóspedes para oração e retiro espiritual. Um dos hóspedes mais famosos foi o Papa Bento XVI, que ficou no local durante sua visita ao Brasil em 2007.

Mas o Mosteiro não é apenas um local para religiosos. Há também estudantes que fazem parte do quadro de alunos do Colégio e da Faculdade de São Bento e turistas, que podem frequentar as missas celebradas diariamente em português e latim.

O destino conta também com uma padaria, onde são vendidos pães, bolos e cervejas artesanais produzidas por lá, cujas receitas são secretas e passadas tradicionalmente de monge para monge.

Theatro Municipal de São Paulo

A distância entre o Mosteiro de São Bento e o Theatro Municipal de São Paulo é pequena e o caminho pode ser feito a pé, enquanto se aproveita a vista de outros locais de São Paulo, como o Edifício Martinelli, a Praça do Patriarca ou o Vale do Anhangabaú, que pode ser visto durante a passagem pelo Viaduto do Chá. 

Inspirado na Ópera de Paris e com projeto arquitetônico baseado nos estilos barroco, renascentista e art noveau, demonstrando a influência europeia na arquitetura paulista, o Theatro Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1911. A partir daí, se tornou um dos principais cartões postais da cidade e ganhou o título de um dos mais importantes teatros do Brasil. 

Tombado como Patrimônio Histórico em 1981, o Theatro conta também com um anexo, a Praça das Artes, que desde 2012 é palco de exposições de arte e serve como abrigo para o corpo artístico que trabalha no Theatro Municipal.

Palco de artistas como Villa-Lobos e Ella Fitzgerald, foi também por lá que aconteceu a Semana de Arte Moderna de 1922, que inaugurou o Modernismo no Brasil. Atualmente, o local sedia apresentações de trilhas sonoras de filmes famosos entre o grande público.

Localizado na Praça Ramos de Azevedo, ao lado do Viaduto do Chá e perto da estação República do Metrô, o Theatro Municipal está aberto para visitação do público de segunda-feira a domingo, em horários específicos para grupos. Para mais informações, contate a bilheteria do local pelo telefone (11) 3053-2090.

Galeria do Rock

Próxima do Theatro Municipal, está a Galeria do Rock. Inaugurada em 1963, a Galeria do Rock passou a ser conhecida por esse nome em meados dos anos 1980, quando lojas de discos começaram a ser abertas no local.

Desde então, é o local que mais representa a variedade de culturas presentes na cidade de São Paulo. Apesar do nome, por lá é possível encontrar fãs de diversos outros estilos musicais, como rap e k-pop, e de cultura pop e geek no geral, além de bares, salões de cabeleireiros especializados em cabelos afro, estúdios de tatuagem e piercing. 

Periodicamente, são promovidas ações especiais relacionadas a eventos que acontecem na cidade de São Paulo, como o Festival Lollapalooza, e gravações de novelas e outras obras de ficção brasileiras. Com hora marcada, também é possível visitar o terraço da Galeria do Rock, que oferece um bar, exposições periódicas e uma horta orgânica. 
A Galeria do Rock está localizada na Avenida São João, perto da estação República do Metrô, e para agendar visitas ao terraço, é necessário entrar em contato por telefone ou WhatsApp pelos números (11) 3337-2361 ou (11) 96909-9699.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *