O TikTok se tornou uma febre do século XXI, levando os mais diversos tipos de conteúdo ao público. Por meio de vídeos curtos, a rede social fez seu nome e conta como uma das maiores plataformas sociais da atualidade.
Os vídeos são produzidos com duração de alguns segundos até minutos, e contemplam vários aspectos, por exemplo:
- Dancinhas da moda;
- Receitas rápidas e inovadoras;
- Situações engraçadas;
- Regravação de áudios que se tornaram memes na internet.
Agora vamos te apresentar 10 principais dicas para aumentar ainda mais o engajamento dos seus seguidores, antigos e mais recentes e ampliando seu público.
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para ampliação do engajamento é o conhecimento sobre as características das pessoas para as quais você quer veicular seu conteúdo.
Pode ser interessante fazer uma pesquisa sobre métricas como estilo de vida, idade, faixa etária, acesso às redes e interesses. Pode ser interessante visitar o perfil de pessoas que fazem trabalho semelhante ao seu e verificar quais perfis o seguem.
2. Produza vídeos de alta qualidade
Vídeos com um excelente sistema de áudio e vídeo têm maiores chances de serem assistidos e compartilhados, o que aumenta a visibilidade. A plataforma também possui mecanismos de exibição ao seguidor, que leva em consideração a qualidade.
3. Produção de conteúdos originais
Nesta rede social um aspecto essencial é a originalidade, que faz o perfil se destacar dentre os demais. A originalidade é o diferencial que cada perfil possui e que é algo inédito aos olhos dos seguidores.
4. Aceite e faça os desafios da plataforma
A plataforma dispõe dos seus próprios desafios, os famosos challenges, que tendem a viralizar. A adoção dessa estratégia tende a ampliar o acesso dos usuários aos seus conteúdos.
Os challenges podem envolver a dublagem de algum áudio, a execução de alguma dancinha famosa do momento ou ainda execução de tarefas. É importante deixar sua marca registrada ao executá-los, garantindo maior destaque.
5. Escolha músicas populares
As músicas mais ouvidas do momento e que estão em massa nos challenges e compartilhamentos devem ser usadas. Ao usar músicas do momento, as chances de a plataforma distribuir seu vídeo a mais pessoas aumenta, junto com a atração.
6. Use as hashtags
É essencial que as legendas dos vídeos tenham o uso de hashtags, que são as palavras e expressões que mais estão sendo compartilhadas. Alguns aplicativos podem te ajudar a saber quais as principais tags do momento para usar no vídeo.
Além disso, a própria plataforma apresenta opções para que você coloque as hashtags do momento e que estão relacionadas ao seu vídeo.
7. Selecione os melhores horários
Para postagem devem ser investigados quais os melhores horários de postagem, com base no perfil do seu público-alvo.
Uma opção para saber quais horários os seguidores estão online, em sua maioria, é assinar o TikTok Pro que já fornece as métricas sobre o comportamento dos usuários.
8. Aprenda com quem é popular
Analise a aba “para você” ou “for you”, em inglês, e você terá acesso a uma série de vídeos que possuem muitas curtidas, comentários e compartilhamentos.
Em seguida faça uma análise do que fez esses vídeos terem tanto engajamento e busque adotar estratégias semelhantes, mas sem perder a originalidade.
Com base nesses vídeos você pode ter um comando e sinalização para te orientar na produção dos seus vídeos, bem como nas melhorias.
9. Busque parcerias
É importante entender que a plataforma não é uma arena de competição, mas sim de entretenimento. Assim, busque parcerias com outros tiktokers que podem ter mais seguidores que você, faça amizades e peça conselhos.
Crescer com orientação de quem sabe como funciona é o melhor caminho para o aumento do engajamento. Você pode pensar em brindes personalizados para empresas a fim de divulgar seu negócio, caso você tenha um e busque usar a rede para aumentar as vendas.
10. Organização e planejamento
O planejamento da produção de conteúdo e da periodicidade das postagens fazem parte do marketing da nova era, e garantem maior engajamento e interação dos seguidores.
Além disso, o planejamento permite produzir conteúdo mais direcionado aos interesses do seu público-alvo, contribuindo para retenção dos seguidores em seu perfil e consulta diária.
Vale ressaltar que o controle de acesso deve ser revisto, permitindo que sua conta seja visível mesmo para os não seguidores, ampliando o alcance.
O engajamento dos seguidores é um trabalho árduo e conquistado por meio de esforço e organização. Seguindo as dicas desse artigo você pode aumentar seu engajamento e avançar ainda mais em direção ao seu objetivo.