Impostos – Você sabe o que está pagando?

Autor(a):

Ter uma empresa é um grande desafio e, todos os dias, é preciso estar sempre em constante movimento, realizando vendas, utilizando gerador de notas fiscais automático para vários clientes, etc. 

Mas, o fato é que muitas pessoas se preocupam tanto com a operação que esquecem da parte financeira, deixando vários fatores de lado.

Por esse motivo trouxemos um conteúdo completo sobre os impostos e encargos que uma microempresa precisa pagar.

Vamos lá!

Regimes tributários

Antes de entrar em detalhes a respeito dos impostos, vamos falar um pouco sobre regime tributários.  São eles:

  • Simples nacional

Esse modelo de regime é destinado a pequenos negócios que faturem até 4,8 milhões por ano.

Assim como no SIMEI, o Simples Nacional também unifica todos os impostos em uma única guia de pagamento.

  • Lucro Presumido

Nesse tipo de regime o pagamento é feito com base na projeção de faturamento da empresa. 

  • SIMEI

Esse regime tributário é utilizado para unificar os impostos dos MEIs. Nesse regime todos os impostos são unificados em uma única guia de pagamento.

Agora que você conhece os três tipos de regimes, vamos falar um pouco sobre os impostos.

Impostos para ME

As Microempresas pagam diversos impostos e de maneiras diferentes. Tudo irá depender do regime tributário escolhido pela empresa.

Por exemplo, se a microempresa optou por utilizar o Simples Nacional, a maioria dos impostos são pagos em um único documento chamado: Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Mas, ainda assim é preciso conhecer os tributos, a fim de estar informado caso algo saia fora dos conformes ou, até mesmo, aconteça mudanças no sistema tributário.

Então, veja abaixo quais são os impostos que você, que tem uma microempresa, paga.

Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (CONFINS)

O imposto de Seguridade Social é calculado sobre o faturamento. Vale ressaltar que valor do imposto varia de acordo com o regime tributário, como pode ser observado abaixo:

  • Simples nacional – Variável
  • Lucro presumido – 3%
  • Lucro real – 7,6%

Por esse motivo é fundamental estar atento na hora de escolher o regime tributário da empresa.

Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)

Esse imposto possui uma taxa de 9% a 20% a depender da atividade da microempresa. Lembrando que a contribuição é calculada sobre os lucros líquidos.

Contribuição Previdenciária Patronal (CPP)

Esse imposto é realizado de acordo com a folha de pagamentos da microempresa. Sendo que para o simples nacional a taxa é variável, enquanto para outros regimes tributários a taxa é fixa.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

Esse imposto, assim como para pessoa física, é calculado em cima do que a empresa lucrou nos últimos doze meses.

Se sua empresa é optante do simples nacional, então a taxa é fixa em 15% e, se lucrar mais de 20.000 R$ por mês a taxa é acrescida de 10%.

Programa de Integração Social (PIS)

Esse é um imposto que qualquer pessoa conhece, não é mesmo? Se você não conhece, basta saber que o seguro desemprego e o abono salarial são financiados através desse imposto.

Quanto à taxa aplicada, como em outros casos ela pode variar, por exemplo: No Simples Nacional a taxa é variável, no lucro presumido é 0,65% e no Lucro Real a taxa é 1,65%.

Imposto Sobre Serviço (ISS)

Esse é um imposto municipal que varia de acordo com os serviços que a empresa oferece. Vale ressaltar que a taxa pode variar de acordo com a região, podendo estar entre 2% a 5%.

Conclusão

Você, muito provavelmente, já tirou todas as suas dúvidas a respeito das taxas tributárias do nosso país e como elas podem sofrer alterações de acordo com o regime tributário escolhido, não é mesmo?

Então não deixe de continuar acompanhando nosso site, pois logo vamos trazer ainda mais novidades do mundo da contabilidade que, certamente, irão fazer toda diferença na sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *