Percal: conheça o tecido super elegante de jogos de cama

Autor(a):

O material é aconchegante, tem alta durabilidade e oferece excelente custo-benefício

Algodão, microfibra, percal, cetim e seda são alguns tecidos utilizados na fabricação de jogos de cama. Comprar esse tipo de produto é um momento prazeroso para quem gosta de decoração. Entretanto, o processo pode gerar muitas dúvidas e inseguranças nas pessoas que não estão familiarizadas com todos esses termos. 

As roupas de cama são muito mais do que um acessório de decoração. Lençóis e edredons macios garantem uma noite de sono confortável e relaxante. Por outro lado, tecidos grossos podem machucar a pele ou esquentar excessivamente durante a noite.

Por isso, é importante conhecer as particularidades de cada tecido. Reunimos as principais informações sobre o percal: um tecido com excelente custo-benefício e que pode ser facilmente encontrado nas lojas. Confira abaixo.

O que é percal?

O percal é um tecido firme, compacto e confortável. O grande diferencial desse tipo de tecido é a forma como os fios são entrelaçados, com ligamentos de trama (sentido vertical) e urdume (sentido horizontal). O resultado final é um tecido denso, resistente e aconchegante.

O percal pode ser feito com fios 100% algodão ou com outras fibras na composição. Jogos de cama mais baratos costumam mesclar algodão e poliéster, por exemplo. Já os modelos com brilho acetinado levam cetim na composição. 

Entretanto, independentemente da fibra utilizada, é importante saber que o tecido precisa ter, no mínimo, 180 fios para ser considerado percal. Então, esteja atento a essa informação, que deve constar na embalagem do produto.

Vantagens dos jogos de cama percal

As roupas de cama são um investimento e espera-se que elas tenham alta durabilidade. As opções de percal fazem sucesso porque reúnem muitas vantagens, como a boa resistência do tecido. Portanto, adquirir um conjunto de percal é ter a garantia de um produto de longa duração.

O tecido é firme e aconchegante. As peças feitas com fios 100% algodão não formam bolinhas (peeling), garantindo a qualidade da peça durante muitos anos. Além disso, é importante ressaltar que a quantidade de fios influencia a vida útil do produto. Então, vale investir em opções com, no mínimo, 200 fios por polegada.

Os jogos de cama de percal são frescos, sendo ideais para os dias mais quentes. Como o Brasil é um país de clima tropical, ele é uma excelente opção, já que oferece cobertura na medida certa.

Lavagem do tecido

Os produtos de percal não exigem muitos cuidados específicos, o que facilita a rotina de quem tem muitos afazeres. Eles podem ser lavados na máquina junto a outras peças de algodão. Além disso, é importante separar os itens de acordo com as cores, evitando manchas.

Dê preferência aos produtos neutros e pouco abrasivos. Sabão em pó e amaciantes devem ser usados com cautela, porque o excesso desses produtos pode reduzir a durabilidade das peças feitas com percal.

Por fim, basta estender os itens em um local com boa ventilação. O tecido pode ser passado, mas confira a temperatura indicada na etiqueta. Todos esses cuidados contribuem para aumentar a vida útil dos produtos e garantir a qualidade do tecido.

Outros produtos feitos de percal

O percal reúne muitas características importantes para um tecido. Ele é macio, confortável e durável, o que o torna ideal para a confecção de diversos itens. Além dos jogos de cama, o percal é utilizado na fabricação de edredons, colchas e toalhas.

Desse modo, é possível ter todas as peças de cama feitas com o mesmo tecido. Os conjuntos de percal — compostos de edredons, colchas e lençóis — são muito bonitos e elegantes. Com eles, você garante uma decoração estilosa e de alta qualidade.

Além disso, é possível investir em um jogo de toalhas e seguir a mesma cartela de cores na decoração do banheiro da sua suíte. Assim, as peças estarão sempre em harmonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *