Como planejar antecipadamente as comemorações de fim de ano?

O método RSVP pode ajudar na hora de contar os convidados e adequar o orçamento.

Para muitos brasileiros, as festas de fim de ano em 2020 foram comemoradas de formas adaptadas às restrições de convívio social. Com a flexibilização ficando maior com o tempo, eventos como a Black Friday e as festas de fim de ano voltam a ser pensadas com a presença de um número maior de pessoas em espaços físicos.

Se você é daqueles que não vê a hora de poder reunir a família e os amigos de forma segura para celebrar o início de um novo ano, saiba que é bom já ir planejando o encontro para economizar e não deixar faltar nada na mesa. Reunimos dicas que vão te ajudar a pensar em cada detalhe com antecedência, garantindo que esse retorno seja inesquecível.

Comemorações de fim de ano pedem fartura e bebidas especiais

Seja passando as datas sozinho ou reunindo as pessoas mais queridas em casa, a última semana do ano pede uma bebida diferente, assim como os clássicos panetones e chocotones na mesa. Há quem comemore o Natal com viés religioso, e também os que apenas aproveitam o clima da data para celebrar momentos felizes.

Principalmente se você vai montar uma ceia, saber exatamente a quantidade de comida, bebidas e itens indispensáveis ajuda a planejar a festa e te dá tempo para pensar apenas nos detalhes conforme as datas vão se aproximando.

Itens de decoração fazem a diferença

As tradicionais luzes natalinas podem ser adaptadas para diferentes tipos de ambientação. Quando colocadas em garrafas, criam um ambiente moderno e aconchegante. Uma ótima oportunidade de comprar luzes e decorações de Natal ou para a mesa de fim de ano é a Black Friday.

Em lojas de departamento ou lojas especializadas, os descontos tornam super vantajoso comprar esses produtos, inclusive sem a necessidade de sair de casa, utilizando aplicativos e marketplaces.

Aproveite ofertas antecipadas de congelados e itens de mesa

Muitas pessoas não abrem mão do clássico peru natalino na mesa das festas de fim de ano. Com preços que variam ano a ano, quanto mais próximo das datas comemorativas, menores as chances de adquirir esse produto com preços aceitáveis.

Por volta de um mês antes você já pode procurar alimentos congelados, como carnes, salgadinhos, vegetais e acompanhamentos em atacadistas, por preços convidativos. Na geladeira eles ficam conservados e esperando o momento para serem preparados e servidos na sua ceia.

Monte um RSVP de convidados e compre só o necessário

O RSVP é uma expressão emprestada no francês, que significa ‘’responda por favor’’. Você pode fazer isso através de convites físicos enviados para o endereço de cada convidado, ou usar plataformas digitais que registram as confirmações e te geram uma lista dos confirmados.

Esse método é interessante, pois te ajuda a pensar na quantidade necessária de pratos, bebidas, lugares na mesa e espaço físico. Caso a sua casa seja pequena, você tem uma gordurinha de tempo para otimizar o espaço ou procurar um ambiente que recepcione todos os convidados de maneira confortável.

Não esqueça dos descartáveis

As festas de fim de ano costumam reunir um grande número de pessoas, e provavelmente você não vai querer passar algumas horas limpando toda a cozinha e lavando toda a louça utilizada durante a festa. Os pratos, talheres e copos descartáveis são uma solução prática para servir a todos, ajudando na limpeza depois, além de ser mais higiênico por ser de uso individual.

Hoje é possível encontrar taças e outros tipos de copos descartáveis com design bem interessante, dando um toque extra de atenção à sua festa, ainda sim, economizando e deixando o pós-festa mais fácil de ser arrumado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *