Como fidelizar um cliente?

Atualmente, as lojas online precisam investir muito em estratégias de marketing digital para atrair mais clientes e fidelizá-los. Nesse sentido, é importante ter diferenciais da concorrência, para que os consumidores tenham preferência por continuar comprando de seu empreendimento online.

Para isso, é necessário investir em estratégias de marketing digital e em diferenciais. Isso é muito importante na hora de fidelizar um cliente. Um diferencial de sua marca pode ser o atendimento 2.0 através de redes sociais, por exemplo.

Existem profissionais de marketing que podem ensinar de forma rápida e prática a você mexer no Instagram e criar postagens específicas para a divulgação de sua loja online.

Por isso, há maneiras de usar as redes sociais de modo correto. Esses profissionais podem ser encontrados através de uma plataforma com cursos online. Tais cursos podem ajudar você na prática a encontrar soluções para fidelizar clientes através do Instagram, com cursos rápidos e diretos. 

A fidelização de clientes significa implementar estratégias para que os consumidores voltem a comprar de você novamente. Captar clientes é um objetivo árduo. Por isso, mantê-los fidelizados é uma forma de não perder tempo e investimento, além de manter a lucratividade de seu negócio.

Por isso, aprenda algumas dicas para fidelizar seus clientes e garantir a estabilidade financeira de seu negócio.

1. Conheça seus clientes

A primeira forma de fidelizar seus clientes, é conhecê-lo a fundo. Por isso, invista em pesquisas sobre buyer personas. Dessa maneira, você saberá exatamente quem são seus clientes detalhadamente. Além disso, invista em diferenciais em seu negócio que são soluções para seus consumidores. Isso pode ser um atendimento pós-venda melhor, melhores custos de fretes ou até mimos ocasionais.

Apenar por conhecer suas buyer personas, você terá muitas informações para várias áreas de sua empresa, desde o atendimento até os anúncios de divulgação em estratégias de marketing digital.

2. Faça um monitoramento sobre as menções de sua marca

Para fidelizar clientes, é necessário que você atenda às necessidades deles. Por isso, é ideal monitorar menções à sua marca nas redes sociais, no seu site, páginas de reclamações como o Reclame Aqui e outros canais de atendimento.

Ou seja, monitore sempre as sugestões, reclamações, dúvidas e outros que estão sendo ditos de sua marca. Dessa forma, você poderá focar nos maiores erros que sua empresa está cometendo para melhorá-los, de acordo com reclamações e dúvidas dos consumidores.

3. Tenha um atendimento rápido e vários canais de comunicação

Conforme já dito no início do artigo, utilizar as redes sociais como SAC 2.0 é uma maneira de se diferenciar dos seus concorrentes. Essa é uma prática cada vez mais comum, não apenas para lojas online.

No entanto, não atenda seus clientes apenas nas redes sociais. Tenha um telefone, um e-mail, um formulário no site e até um WhatsApp para garantir atendimento rápido, eficiente e prático. Não deixe os clientes esperando por respostas, mesmo que seja um comentário no Instagram. Isso pode levá-los a comprar na concorrência. 

Hoje em dia o atendimento precisa ser rápido. Não deixe de informar horários de atendimento nas redes sociais, site da loja online e até como mensagens automáticas no WhatsApp. Dessa maneira, os clientes saberão em qual horário eles serão atendidos.

Além disso, tenha um atendimento sempre transparente e rápido nas respostas. Ou seja, tenha um atendente ou mais treinados nos sistemas de verificação da empresa, entre outros softwares, para não perderem tempo na hora de responder aos clientes.

4. Antecipe os problemas dos seus clientes

Infelizmente, alguns problemas são inevitáveis. Outros problemas podem ser mais previsíveis e facilmente evitados. Por isso, ofereça soluções para seus clientes antes mesmo de surgirem problemas.

Algumas ações automatizadas para sua empresa podem oferecer soluções em vez de dor de cabeça para os clientes. Dessa forma, fica mais fácil fidelizá-los. Por exemplo, você pode ter um sistema de envio de e-mails automáticos que podem avisar cada etapa do processo de envio dos produtos comprados, como produto em separação, produto em transporte e muito mais.

Dessa forma, fica mais fácil para os consumidores acompanharem a chegada do produto que eles compraram.  Isso pode evitar que muitos clientes entrem em contato com a loja virtual querendo saber em qual etapa da logística de entrega que está o produto comprado. Nesse sentido, você não terá tanto trabalho e investimento nisso, além de facilitar a vida dos seus clientes.

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