O YouTube se tornou a principal forma dos fãs de música encontrarem novas músicas online. É por isso que também é importante que seu canal no YouTube represente sua música de uma forma atraente e envolvente.
Oito dicas para criar um canal no YouTube que envolva seu público e incentive as vendas de música
Use um fundo de foto de canal personalizado do YouTube
Quando estiver conectado à sua conta do YouTube, você pode estilizar a página do canal do YouTube clicando em Temas e cores e em Opções avançadas. Aqui você pode enviar seu próprio plano de fundo para a página de seu canal no YouTube.
Dicas para escolher e enviar seu plano de fundo:
Escolha uma imagem que seja mais panorâmica do que em close-up. Pense: fotos de grande angular de sua banda no palco ou algo cênico.
O centro da imagem ficará um tanto obscurecido por vídeos e texto. Portanto, se o foco da foto estiver à esquerda ou à direita, tanto melhor.
Use uma foto tirada em paisagem ao invés de retrato. Isso funcionará melhor para monitores widescreen modernos.
Use uma foto com mais de 970 px de largura. Dessa forma, sua imagem se estenderá além das bordas da área de conteúdo principal do YouTube (que é de 970 px).
Certifique-se de definir a transparência em Geral e Paletas de cores para que sua foto possa ser vista através das caixas de primeiro plano.
Tente definir sua transparência para algo entre 10% e 40%. Você também pode alterar a cor do texto para torná-lo mais legível.
Na maioria dos casos, não parece muito bom colocar sua imagem lado a lado. Provavelmente é melhor escolher uma imagem maior.
Defina a cor de fundo para algo que combine bem com sua foto.
Defina o tipo de canal como “Músico”
Agora você pode adicionar informações do artista e publicar uma programação de datas de shows (habilitando o módulo “datas de eventos”).
Adicione links ao seu site e onde seus inscritos possam comprar seu álbum
Criar um link para o seu site é bom, mas criar um link que leve os fãs à sua página de compra no iTunes ou no seu site é a maneira mais eficaz de incentivar as vendas.
Contanto que você tenha selecionado músico como seu tipo de canal, você poderá adicionar seus próprios botões de compra usando a capa do álbum. Utilize dicas de como conseguir os primeiros 1000 inscritos em seu canal para dar início ao seu sucesso.
Você também pode usar a descrição do canal ou a área sobre mim para colocar um link de texto para o seu álbum.
Para criar um link, basta inserir o URL da página da sua loja e o YouTube criará um hiperlink para ele.
Além disso, certifique-se de incluir um site ou link de compra na primeira frase da descrição do seu vídeo para cada vídeo que você fizer. Deve estar na primeira frase porque o YouTube truncará o texto para que apenas a primeira frase possa ser lida, a menos que você clique para expandir a descrição.
Adicione tags ao seu canal e aos seus vídeos
As tags são importantes. Tags são palavras-chave que ajudam as pessoas a encontrar seu vídeo no mecanismo de pesquisa do YouTube. O que seus fãs digitarão no YouTube para encontrar seu vídeo?
Identifique seus vídeos com nomes de locais, nome de sua banda (grafia correta e erros ortográficos), nomes de músicas, cidade, estado, gênero e outras palavras-chave relevantes. Então, quando alguém digita uma busca por sua música ou banda, você tem uma chance muito maior de aparecer primeiro.
Para adicionar tags ao seu canal do YouTube, olhe em Configurações.
Para adicionar tags a um vídeo individual, clique em Vídeos no menu suspenso no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em editar ao lado do vídeo ao qual deseja adicionar tags.
Esteja atento aos nomes dos seus vídeos
Poucas pessoas no YouTube pesquisarão por ” sadsong-ver.2 sem vocais gravados no John’s .”
Inclua o nome da banda, o nome da música, o local ou local (se relevante) e talvez até mesmo algumas palavras-chave específicas que descrevem com precisão sua música.
Adicione uma variedade de conteúdo de vídeo
Misture as coisas. Nem tudo tem que ser um videoclipe tradicional. Entreviste seus companheiros de banda. Entreviste seus fãs. Confira esta postagem sobre os 12 tipos de vídeo para promover sua música.
Use as anotações do YouTube
As anotações de vídeo permitem que você adicione comentários e links em seu vídeo. Você controla o que as anotações dizem, onde aparecem no vídeo e quando aparecem e desaparecem.
Embora possa ser fácil super utilizá-los, adicionar links para onde as pessoas podem comprar seu álbum (diretamente no vídeo) é muito legal. Também é útil para adicionar letras de músicas ou comentários que podem envolver ainda mais o seu público. Saiba mais sobre como criar anotações no YouTube aqui
Responda a todos os comentários
Responder aos comentários não só fará com que seus fãs se sintam apreciados, mas também inspirará outras pessoas a comentar seus vídeos. Experimente começar a comentar você mesmo fazendo uma pergunta ou apontando algo interessante no vídeo.
Por exemplo:
Você consegue identificar a cena em que Chris deixa cair sua guitarra?
O final dessa música é muito longo?
Verifique o arpão em 3 minutos e 12 segundos.
Você tem alguma dica para melhorar seu canal no YouTube? O que funcionou e o que não funcionou? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.