De acordo com uma pesquisa de 2021 realizada pelo CUPONATION, o Brasil é o terceiro país no mundo com mais usuários no Instagram. A rede social conquistou os brasileiros e é utilizada de várias formas atualmente. Uma delas é servir como plataforma online de vendas.
O Instagram tem várias funcionalidades que ajudam a vender através da plataforma. Por isso, está cada vez mais acessível ter sua própria loja virtual. Há muita variedade de produtos: desde brechós até sex shops com venda de Vibrador Bullet.
Por isso, o Instagram é uma ótima plataforma para você começar a empreender na internet. E o melhor de tudo é que no Instagram o custo é zero. Entenda mais sobre como começar a vender pelo Instagram:
1 – Crie uma conta comercial
Não utilize sua conta pessoal para seu novo empreendimento. O recomendado é criar uma conta comercial. Esse tipo de perfil tem recursos valiosos para seu negócio. Uma conta comercial oferece os seguintes benefícios:
- Saber quantas pessoas viram uma publicação;
- Entender quem interagiu com uma publicação;
- Contar a quantidade de pessoas que visitaram seu perfil comercial;
- Analisar a quantidade de cliques em links e postagens;
- Elaborar anúncios pagos.
Por todas essas métricas, uma conta comercial é ideal para seu novo empreendimento. Basta criar uma nova conta ou migrar sua conta pessoal para uso comercial.
2 – Escreva uma biografia
A “bio” (de biografia) é o pequeno texto que é mostrado em seu perfil do Instagram. O recomendado é descrever seu negócio e dar informações úteis para seus visitantes. Isso vai informá-los de forma breve sobre o que é sua conta do Instagram.
A biografia também serve para aproximar os visitantes do seu perfil à sua marca. Dessa forma, eles podem virar seguidores e clientes também. Seja simpático, direto e resumido em sua bio.
3 – Poste coisas interessantes
Mesmo que seja uma conta comercial, não basta postar produtos e promoções. Os usuários do Instagram estão em busca de novidades e tendências. A maioria utiliza tal rede social nos momentos de lazer.
Você pode postar curiosidades sobre seu segmento, dicas para utilizar seus produtos, informações sobre logística para entrega dos produtos, o cotidiano do seu trabalho, entre outros.
Vale ressaltar que o Instagram é uma rede social de linguajar informal. Ou seja, descontraído. Portanto, não poste apenas para vender. O adequado é variar entre publicações de produtos com conteúdo relevante para seus seguidores.
4 – Utilize os stories
Essa ferramenta é imprescindível para engajar sua empresa com a audiência. E essa conexão só reforça sua marca na mente dos potenciais clientes.
Quanto mais engajamento, mais seu conteúdo é compartilhado ou apresentado pelo algoritmo do Instagram. E quanto mais audiência, mais potenciais clientes.
Além disso, para aumentar ainda mais o engajamento, interaja em seu perfil comercial. Vale responder comentários, responder uma mensagem privada ou até compartilhar stories de alguém que está postando sobre sua empresa ou produtos.