11/11: conheça uma das maiores datas de promoções do mundo

Autor(a):

Data foi criada na China e faz sucesso no mundo digital.

Conhecida como “Black Friday chinesa”, a data 11 de novembro é comemorada há 11 anos e foi uma sacada da gigante Alibaba, dona de sites de compras internacionais, como o AliExpress. A data permite comprar on-line na promoção diversos itens, que vão de roupas e acessórios até pequenos móveis e utilidades para a casa.

O 11/11 surgiu como uma brincadeira entre alguns vendedores, que decidiram fazer vendas em contraponto ao Dia dos Namorados. Por isso, o 11/11 também é conhecido como Single’s Day, ou “Dia dos Solteiros”. No AliExpress, a data ficou famosa pois o site incentivou que compradores presenteassem uns aos outros.

Durante o evento, em 2018, as vendas do Brasil somaram mais de US$ 21 milhões, e ano após ano o 11/11 ganha mais adeptos que buscam descontos que podem chegar a 90%.

11/11 ou Black Friday: qual é melhor?

O 11/11 é comemorado antes da Black Friday, que acontece na semana do dia 20 de novembro. Principalmente no Brasil, onde muita gente já virou frequentador de carteirinha da Black Friday, o 11//11 pode parecer apenas uma distração para gastar o dinheiro guardado para o fim de novembro.

O ponto é que ambas as datas oferecem excelentes descontos, mas possuem diferenciais, principalmente nos quesitos tempo de entrega e variedade de produtos disponíveis.

Uma das vantagens da Black Friday, principalmente em 2020, com o crescimento dos marketplaces, é a possibilidade de comprar pela internet e receber no dia seguinte — e, em alguns casos, — até no mesmo dia da compra. Isso ficou ainda mais fácil com os pagamentos instantâneos, como o Pix e as carteiras digitais próprias das lojas.

A Black Friday também permite comprar produtos de categorias que vão de alimentos até carros, com descontos acima de 50%.

Produtos que você encontra na 11/11 

Por ser uma data chinesa, obviamente, as compras só podem ser feitas pela internet, então os produtos disponíveis ficam restritos a categorias de uso cotidiano, que podem ser facilmente enviados para o restante do mundo.

Assim como ocorre no AliExpress, os itens mais comuns são roupas, acessórios, utilidades para casa, brinquedos, artefatos de decoração, pequenos móveis e, claro, eletrônicos.

Smartphones potentes, mas com preço em conta, são muito procurados, assim como fones de ouvido e acessórios da fabricante Xiaomi, famosa pela qualidade de seus produtos e seus preços acessíveis. Diferentemente da Black Friday, comprar uma TV durante a 11/11 é menos viável devido ao risco de danificar o produto durante o envio e às próprias taxas.

Frete e impostos de importação

Falando em taxas, o tempo de frete e os custos que podem ser acrescidos no valor final da compra também devem ser levados em consideração.

Na Black Friday, o imediatismo dos descontos movimenta a data, onde é possível sair das lojas com uma casa inteira, com TVs, móveis, smartphones e eletrodomésticos. Se você não possui carro, as próprias lojas fazem a entrega, em alguns casos, direto na sua residência.

Já na 11/11, a entrega depende de sistemas logísticos aéreos e de navios, o que faz com que o tempo de envio seja superior a 30 dias. Além de esperar mais pelas compras, a alfândega brasileira pode incluir taxas de importação de acordo com o tipo da mercadoria, peso e valor pago.

Vale a pena?

Comprar durante a 11/11 vale, sim, a pena, contanto que você esteja disposto a esperar mais tempo pelos produtos. Nesse caso, investir em roupas e acessórios para uma próxima estação ou adquirir itens para a casa recém-reformada pode ser uma boa. 

A dica valiosa é comprar em maior quantidade, aproveitando os preços super baixos e importando tudo de uma vez, evitando pagar diferentes taxas conforme as compras forem chegando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *