5 pontos turísticos em Santa Catarina que você precisa conhecer

Autor(a):

Saiba os melhores destinos para quem deseja viajar pelo estado.

Santa Catarina é um estado localizado na região sul do Brasil, fazendo fronteira com os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, além da Argentina, país vizinho. Ele apresenta uma longa costa com o Atlântico e muitas ilhas, o que resulta em cerca de 450 quilômetros de litoral. Santa Catarina é conhecida por sua diversidade de paisagens, com cidades históricas, serras, montanhas e belas praias.

Com a Viação Catarinense, você pode ir a vários destinos do estado, como a capital Florianópolis e as cidades de Joinville e Balneário Camboriú. Conheça esses e outros pontos turísticos catarinenses a seguir:

  1. Florianópolis

Florianópolis, a capital do estado, tem a maior parte de seu território formada pela Ilha de Santa Catarina, com 54 km de comprimento. A cidade é  famosa por suas belezas naturais, além de lindas praias, como a popular Praia dos Ingleses. Também possui ótimas lagoas, como a do Peri e da Conceição, onde é possível praticar windsurf e fazer excursões de barco.

Vila Açoriana

Além dos paraísos naturais de Floripa, vale a pena conhecer sua parte histórica, como o distrito de Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Vila Açoriana, pela forte presença da cultura portuguesa. Lá se encontram prédios de arquitetura açoriana e também comidas e bebidas típicas portuguesas. O pôr do sol na praia é belíssimo. A cidade ainda apresenta vários mirantes, museus e galerias de arte.

  1. Joinville

Joinville é a mais populosa cidade do estado, estando localizada ao norte. Ela é famosa por ser a cidade das flores e das bicicletas, além de ser a “capital da dança” no Brasil. Portanto, é o destino perfeito para os amantes dessa arte. Em Joinville está localizada a única filial da célebre escola de balé russo, a Escola do Teatro Bolshoi. Ela recebe alunos do Brasil e do mundo para formar bailarinos de excelência. Em julho, acontece na cidade o maior festival de dança do mundo. 

História

Além desse atrativo, a cidade possui uma arquitetura peculiar, com grande influência da colonização alemã. Ao caminhar pelas ruas você se deparará com edifícios e casas históricos. São pontos turísticos da cidade o Pórtico, de origem germânica e holandesa, a Estação Ferroviária de Joinville, o Museu da Bicicleta, a praia do Vigorelli e o Museu Nacional da Imigração e Colonização. 

  1. Balneário Camboriú

Se você gosta de animação, seu destino é a badalada Balneário de Camboriú, localizada no litoral norte. A cidade é famosa por integrar praias paradisíacas com montanhas repletas de mata atlântica e arranha-céus. Essas qualidades fazem com que ela seja chamada de “Dubai brasileira”. A cidade possui excelente infraestrutura turística, com diversidade de hotéis, bares, restaurantes e casas noturnas. 

Parques

Um dos principais pontos turísticos de Balneário Camboriú é o Parque Unipraias, um teleférico que integra as famosas praias de Barra Sul e Laranjeiras. Além do teleférico, o parque apresenta outras atrações, como um navio pirata, um brinquedo que simula um trenó de montanha e um passeio a cabo com descida em meio à mata atlântica.

A cidade também possui como atração o FG Big Wheel, uma roda-gigante com  65 metros de diâmetro. Ela proporciona uma vista privilegiada da cidade a partir da encosta do morro no Pontal Norte. Nesse mesmo lugar há um deck muito interessante de se visitar, por onde é possível percorrer várias praias da cidade. 

  1. Blumenau

A cidade de Blumenau fica localizada na região do Vale do Itajaí, assim como Balneário Camboriú. Mas fica no interior do estado, também  conhecido como “Vale Europeu”, por manter fortes traços da cultura alemã advinda da colonização. Por essa razão, a cidade encanta seus visitantes com a arquitetura no estilo germânico enxaimel. Nos restaurantes se serve comida tradicional alemã e há muitas cervejarias com pratos alemães.

Oktoberfest

Em outubro, a cidade realiza a Oktorbefest, um festival de tradições germânicas. Nele ocorrem apresentações de músicas e danças folclóricas, desfiles, comidas típicas e muita cerveja. A  festa é a segunda maior “Oktoberfest” do mundo, atrás apenas da de Munique, na Alemanha. 

  1. Penha

Essa cidade, localizada no norte do estado, tem o título de  “Capital Nacional do Marisco”, onde são servidos excelentes frutos-do-mar. Ela possui 19 praias propícias para diversas formas de lazer, como banho de mar, surf e pesca, além de trilhas ecológicas.

Beto Carrero World

A cidade de Penha abriga o Beto Carrero World, o segundo parque temático mais visitado da América Latina. O parque tem atrativos e programações para todas as idades e brinquedos para todos os níveis de coragem, sendo um lugar de diversão garantida para toda a família. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *