Praias paradisíacas do Brasil: veja quais conhecer

Autor(a):

O litoral do Brasil é um dos mais extensos do mundo. Confira algumas das praias mais bonitas do país

Que o Brasil é um lugar exuberante não há a menor dúvida. De norte a sul do país há lindas praias para conhecer, com paisagens e atrações turísticas para todos os gostos. Aqui vai uma lista de paraísos localizados no litoral brasileiro.

  1. Praia de Jericoacoara

Jericoacoara é uma vila pertencente ao município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará. Ela integra o Parque Nacional de Jericoacoara, uma área de preservação ambiental.

O lugar pacato é repleto de belezas naturais e possui condições ideais para a prática de windsurf, o sandboard e o kitesurf. A vila é famosa por oferecer redes de descanso na água e por ter um belíssimo pôr do sol. Por sua localização peninsular, é possível assistir o sol nascer e ser pôr no oceano.

  1. Praia de Pipa

Um dos paraísos brasileiros certamente é a Praia de Pipa, distrito do município de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte.

O destino permite vários programas e atrações turísticas diferentes. A calmaria das praias, a prática de atividades físicas, como o surfe, e a badalação das festas no centro, que reúnem gente do mundo inteiro, são alguns exemplos.

A Praia do Madeiro é um paraíso à parte, com falésias ao redor, reserva de mata atlântica e uma vista exuberante para o mar. Assim como a Baía dos Golfinhos, esta praia possui grande biodiversidade e permite mergulhos na companhia de golfinhos – uma experiência incrível.

  1. São Miguel do Gostoso

Outra praia belíssima do Rio Grande do Norte é São Miguel do Gostoso, no litoral norte do estado. O visual da praia é excepcional, com uma longa faixa de areia branca, e a vila é repleta de bons restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

O vento forte e constante tornou este um dos principais points de kitesurf e windsurf do país e atualmente a cidade recebe visitantes de todo o mundo para a prática desses esportes.

  1. Praia dos Carneiros

O destino integra a Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental (APA) que conserva a região por sua riqueza de fauna e flora, especialmente pelo conjunto de corais de recife que se formam na praia.

A Praia dos Carneiros, localizada no município de Tamandaré, no sul de Pernambuco, é famosa por suas águas calmas e cristalinas, pelas piscinas naturais que se formam na presença de arrecifes e por sua linda igrejinha em frente ao mar, cenário ideal para fotografias memoráveis.

  1. São Miguel dos Milagres

Um pedaço do Caribe no Brasil – é assim que podemos definir o que é São Miguel dos Milagres. Esse paraíso na terra é um destino bastante tranquilo e conta com ótima infraestrutura para turistas, com bons restaurantes e bares. O mar de águas límpidas formam piscinas naturais onde é possível ver a vida marinha.

  1. Praia da Soltura

O destino está localizado no litoral norte da Bahia, mais precisamente na cidade de São João da Mata, na região turística da Costa do Sauípe. A praia reúne características como água morna, um grande coqueiral e uma faixa de areia boa para a prática de esportes.

Há ainda outro grande atrativo: a região é uma área de desova de tartarugas marinhas. Entre setembro e março ocorre a reprodução e desova do animal, sendo possível ver centenas de pequenos filhotes de tartarugas caminhando em direção ao mar.

  1. Arraial do Cabo

Esse destino está situado na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. O município, como o nome já diz, é um cabo, ou seja, uma porção de terra que adentra o mar.

Por ter águas transparentes e areia muito branca, ele é um dos melhores locais do Brasil para a prática de pesca submarina e mergulho, sendo conhecida como a “capital do mergulho”. 

Suas águas são bastante frias, sendo o verão a época mais propícia para viajar. Em algumas épocas do ano é possível avistar pinguins nadando no mar da região.

  1. Ilha Grande

Ilha Grande é um arquipélago pertencente ao município de Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro. Suas ilhas possuem montanhas cobertas por Mata Atlântica e praias de água cristalina, o que proporciona paisagens exuberantes.

Nas ilhas é possível fazer passeios de barco, mergulhar, praticar esportes como o surfe, realizar trilhas ecológicas e praticar mountain-bike, além de visitar atrações históricas. Lá não é permitido andar de carro, por isso moradores e visitantes fazem seus caminhos a pé ou de bicicleta. 

  1. Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é um destino maravilhoso ao sul do país, localizado no litoral de Santa Catarina. O local só pode ser acessado de barco e é famoso pelas praias de águas cristalinas e tranquilas.

Além de ser famosa pela beleza, a ilha é também conhecida por seu patrimônio arqueológico, já que possui inscrições rupestres milenares. Por essa razão, a ilha foi classificada como uma unidade de preservação, com número limitado de visitantes diários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *