Como sair da crise usando o Google a favor do seu negócio

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Se você tem o mínimo conhecimento de marketing digital, você já sabe que o Google proporciona inúmeras possibilidades para seu negócio ter mais visibilidade na internet. É muito vantajoso utilizar o Google a favor de seu negócio, já que 90% dos usuários utilizam esse buscador no cotidiano.

Ainda mais, o Google é atualizado constantemente para entregar mais informações de qualidade para os usuários que realizam buscas, inclusive sobre produtos, serviços e empresas. De forma geral, o Google irá trabalhar com seu algoritmo para oferecer os melhores resultados para os usuários que buscarem por empresas, produtos ou serviços no buscador.

Por isso, o Google pode ser um grande aliado para seu negócio, com ferramentas exclusivas que podem atrair mais clientes, fidelizá-los e ainda diferenciar sua empresa dos concorrentes. Descubra algumas formas de usar o Google a favor de seu empreendimento.

  1. Utilize o Google Ads

O Google Ads nada mais é do que a ferramenta oficial de anúncios do Google. Através da plataforma, você poderá colocar anúncios de sua empresa em sites, aplicativos e vídeos parceiros do Google.

Além disso, você também poderá ter anúncios pagos como links patrocinados, que aparecem no topo dos resultados de busca do Google. Para utilizar a plataforma, você não precisa pagar nada. Você só pagará um orçamento pré-determinado quando potenciais clientes clicarem nos seus anúncios.

Dessa forma, você poderá controlar seu investimento total no Google Ads. É dessa forma que o Google Adwords como funciona. Além disso, você terá a possibilidade de delimitar seus anúncios para aparecerem apenas para os consumidores de determinada região, além de poder customizar para qual público-alvo seus anúncios irão aparecer, delimitando dados como sexo e idade.

Mais ainda, o Google Ads oferece relatórios gratuitos para você verificar como está o desempenho de seus anúncios em tempo real. Se algum anúncio não estiver dando o resultado esperado, é possível pausá-lo e modificá-lo.

2. Invista em marketing de conteúdo e SEO

Você já pensou como o algoritmo do Google “escolhe” quais postagens irão aparecer no topo dos resultados de uma busca? Não é por acaso. Isso é resultado de muita experiência, técnicas e investimento em marketing de conteúdo e SEO.

O marketing de conteúdo é voltado em criar conteúdo (principalmente artigos) otimizados com SEO, muito trabalho de link building e outras técnicas para aquele conteúdo específico aparecer nos primeiros resultados das buscas.

Geralmente, o algoritmo do Google leva em consideração a quantidade de palavras de um artigo, quantas vezes ele foi linkado em artigos de outros sites, a otimização SEO do artigo, entre outros fatores.

Isso é investir em trazer tráfego orgânico para seu site. Tráfego orgânico são todos os visitantes do seu site que chegaram nele através de uma estratégia de marketing digital não paga, como é o marketing de conteúdo.

Ou seja, se você tiver um artigo bem ranqueado no Google e muitos visitantes chegarem até seu site por causa desse artigo, isso significa tráfego orgânico, já que você não pagou nada para atrair tais visitantes. Isso é diferente de usar o Google Ads, por exemplo, que atrai tráfego pago através de anúncios. 

3. Utilize o Google Meu Negócio

Como uma estratégia focada em marketing de conteúdo e SEO, colocar sua empresa no Google Meu Negócio também é gratuito. Dessa forma, quando os usuários buscarem pela sua empresa, poderão ver informações detalhadas ao lado direito dos resultados, como seus canais de comunicação, horário de funcionamento e endereço.

Além disso, você pode receber classificações de consumidores de sua empresa, serviços ou produtos. Você terá a liberdade de inserir fotos de seus produtos e serviços, perguntas frequentes, vídeos, pesquisas, entre outros.

Para um estabelecimento como uma loja física, é possível verificar se o negócio está aberto na hora da busca realizada, além de comentários de clientes que já foram atendidos pela sua empresa, qual horário de pico de seu empreendimento e mais dados que podem facilitar o direcionamento de seus potenciais clientes.

O mais importante de tudo é que colocar sua empresa no Google Meu Negócio é gratuito e fácil. Portanto, utilize o Google a favor de seu empreendimento, através de todas essas ferramentas, já que o buscador tem como objetivo facilitar a vida dos consumidores que buscam por empresas, serviços ou produtos.

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