5 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

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O mais importante no Instagram é o engajamento. Para uma empresa com perfil comercial, isso aumenta mais o relacionamento com o público-alvo.

É através de dados como curtidas, comentários e compartilhamentos que é possível entender se o conteúdo postado está de acordo com a persona da empresa ou não.

No entanto, o engajamento não é conseguido de maneira fácil. É importante postar conteúdo em todas as funcionalidades do Instagram que geram proximidade com seu público-alvo. E há algumas dicas simples que você pode seguir para conseguir isso. Não é necessário ter uma profissão de Gerente de Projetos, por exemplo.

Dá para conseguir mais engajamento com 5 dicas simples. Continue a leitura do artigo para entender melhor.

1 – Publique conteúdo de relevância para seu público

Uma das maiores vantagens em marketing digital é poder segmentar seu público. Ou seja, só quem tem interesse em sua marca será atingido por seu conteúdo.

Mas, para se destacar da concorrência e manter o público interessado, é necessário postar conteúdo de qualidade. Para isso, você deve mapear suas personas e entender o que elas estão buscando.

Isso fará você postar conteúdo informático, útil e atrativo para seu público-alvo (ou suas personas).  

2 – Tenha uma boa identidade visual no perfil

Além da qualidade do conteúdo, outro fator muito importante é ter uma identidade visual atraente no Instagram. Desde a escolha de cores e fontes até a organização do feed, é importante que sua identidade visual esteja alinhada com sua marca, mesmo em cada postagem.

Além disso, utilize todas as funcionalidades do Instagram para criar mais engajamento. Não existem apenas postagens de fotos e vídeos. Também existe o stories e o IG TV, por exemplo e como você deve saber, a maioria dos usuários leva seu carregador de celular para onde for, para não ficarem nunca desconectados.  

3 – Poste com frequência

Se você postar com frequência, sua marca aparecerá mais no feed de suas personas. Isso significa que elas serão lembradas da existência de sua empresa. Por isso, mantenha uma boa frequência de postagens.

Não faça uma postagem e depois suma do Instagram. Isso faz com que as pessoas parem de acompanhar seu perfil. Assim, quanto mais postagens, mais as pessoas que seguem sua marca saberão que sua marca é assídua no Instagram e maior a probabilidade de aumentar o engajamento.

4 – Interaja com os seguidores

No Instagram é essencial interagir com o público-alvo. É isso que gera engajamento. Dessa forma, os seguidores vão enviar mensagens privadas, marcar seu perfil e comentar.

Por isso, interaja com todo esse engajamento. Vale responder comentários, responder mensagens privadas e até compartilhar stories em que sua marca foi marcada.

5 – Use hashtags

A utilização da hashtag é como um filtro que une todas as postagens que falam de um mesmo assunto. Elas são fáceis de usar e muito úteis.

No entanto, você deve ter cuidado ao selecionar as hashtags mais importantes para colocar em uma postagem. O ideal é que elas tenham a ver com sua empresa e com o conteúdo publicado. Ou seja, não adianta encher a postagem com hashtags que não fazem sentido.

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