Quais os tipos de madeira mais utilizados em móveis de escritório

Autor(a):

Um escritório com móveis bonitos, confortáveis e funcionais faz toda a diferença na produção da equipe. Não é só o design que conta. E há variados tipos de madeira para escolher.

E você nem precisa se preocupar com infestação de pragas em móveis de madeira. Hoje em dia a descupinização de madeira é muito eficaz e com preço acessível.

A opção do tipo de madeira deve ser muito bem pensada. Há alguns fatores que são indispensáveis, como a madeira resistente à água ou a possibilidade de passar pelo processo de montagem e desmontagem mais de uma vez.

Já faz um tempo que móveis de madeira maciça estão sendo substituídos por chapas de madeira. Juntas, a madeira maciça e a chapa de madeira produzem os dois principais tipos de madeiras para móveis utilizados em escritórios. 

Móveis de madeira maciça

Antigamente, móveis de madeira maciça, ou seja, aqueles que não passaram por nenhum tipo de modificação, eram mais comuns em escritórios. Atualmente, por uma questão ecológica, é mais difícil encontrar móveis de madeira maciça. Esse tipo de móvel produz muito impacto ambiental.

No entanto, é preciso levar em conta a utilização de móveis de madeira maciça para áreas externas da empresa, já que o material é muito mais resistente e aguenta mais peso.

Para utilizar móveis de madeira maciça de modo sustentável, procure por peças de demolição ou certificadas.

Hoje em dia é mais comum que um móvel de madeira maciça seja feito sob medida. A cor varia muito. Pode ser um móvel mais claro ou até mais escuro.

Outra característica importante para você considerar é que, por ser uma matéria-prima natural, a madeira maciça está sujeita à dilatação de acordo com as estações do ano e o ambiente. Com a umidade, o material tem risco de abrir rachaduras e frestas.

Por isso, na hora de optar por um móvel de madeira maciça, você deve levar em conta a dureza e resistência do material, que varia muito de acordo com o tipo de madeira utilizada na fabricação do móvel. 

Móveis de chapas de madeira

As chapas de madeira são as mais utilizadas para móveis, principalmente o MDF e o MDP. No geral, eles são bem parecidos com a mesma densidade.

A grande diferença entre o MDF e o MDP é que o primeiro é um painel de fibra, enquanto o segundo é composto por partículas de madeira. Isso significa que no processo de fabricação do MDF são utilizados mais materiais. Isso torna o MDF mais pesado que o MDP. Já o MDP é uma escolha mais barata e ecológica.

Além disso, o MDP é indicado para construção de móveis de linhas retas, já que não é possível utilizá-lo em designs mais trabalhados. No entanto, o MDF é mais resistente à usinagem, o processo que molda a forma do móvel.

O MDF possui uma superfície lisa. Isso significa que o material pode ser trabalhado com vários tipos de acabamento. Já o MDP não tem uma superfície muito indicada para pintura ou colagem de lâminas de madeira, por exemplo.

É importante ressaltar que nem o MDF nem o MDP são resistentes à água. Portanto, escolha entre os dois materiais para móveis de dentro do escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *