Como comprar um monitor básico ou um monitor gamer?

Hoje em dia os computadores para venda são caros e menos potentes. Vale mais a pena investir em montar um computador. E na lista de dispositivos necessários, geralmente o monitor fica em último lugar.

O que você deve saber é que um monitor adequado influencia em suas atividades no computador, seja para trabalhar, estudar, jogar e até passar horas de lazer. Por isso, é muito importante se atentar às características de um monitor antes de efetuar a compra. Aprenda a comprar um monitor básico ou um monitor gamer.

Como comprar um monitor básico?

Há algumas especificações de monitores que nem sempre são levadas em conta pelos compradores. Saiba como entender quais configurações atendem às suas necessidades.  

1 – Tamanho e resolução de tela

Caso você for utilizar um monitor em uma mesa com cadeira próxima, você pode optar por um modelo de 24 polegadas. Isso já oferece tudo que você precisa para realizar suas atividades com qualidade.

Se você tiver mais orçamento disponível para investir em uma tela maior, pode escolher uma entre 27 e 32 polegadas. Você pode assistir séries e filmes com um monitor maior.

Fica ao seu critério a escolha e disponibilidade financeira, mas uma tela de 24 polegadas já atende às suas necessidades.

Quanto à resolução, quanto maior for, mais claras e definidas serão as imagens exibidas. As resoluções de telas altas também aumentam a área de trabalho no computador.

No entanto, isso impacta no preço. Quanto melhor for a qualidade de imagem, mais caro será o monitor. Caso você queira economizar, invista em um monitor Full HD de 1920×1080. É o melhor que você vai conseguir por um preço acessível, e você vai poder ate assistir filmes ação da netflix com a total qualidade.

2 – Frequência do monitor

Antes de tudo vale deixar claro que a frequência do monitor não é igual a quadros por segundo. A frequência de um monitor indica quantas vezes por segundo a tela faz a atualização da imagem exibida.

Um monitor está sempre atualizando as imagens. Da mesma maneira, sua placa de vídeo deve suportar essa atualização rápida. Não adianta apenas investir em um monitor com frequência alta se sua placa de vídeo não acompanhar.

Se a sua placa de vídeo for antiga ou junto com a placa mãe, invista em um monitor de 60Hz. Acima disso, para jogadores ou para quem trabalha com programas pesados de edição de vídeo ou imagem, é necessário ter um monitor com frequência mais alta.

3 – Conectores

Os conectores são entradas na parte traseira de um monitor. Em alguns modelos as entradas podem vir na base da tela ou nas laterais do monitor. O mais recomendado é saber se a quantidade de entradas no seu monitor é suficiente.

Um monitor básico deve ter ao menos uma entrada HDMI. Isso melhora a qualidade da imagem para assistir filmes e séries.

Como comprar um monitor gamer?

As características de um bom monitor gamer são muito diferentes de um monitor básico. Isso porque eles são mais potentes. Você precisa investir em um monitor gamer com taxa de atualização alta (entre 75Hz a 240Hz) e tempo de resposta baixo (1 milissegundo).

 A resolução da tela também pode ser Full HD ou 4K. Tudo depende de seu orçamento para investir em um monitor gamer. Você pode comprar um monitor gamer curvo barato para ter uma ótima experiência de jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.